Se a rotatividade da sua empresa está deixando você preocupado, esse artigo irá te ajudar apresentando algumas causas para que você possa identificá-las e tratá-las.

O turnover representa uma grande dor de cabeça para as empresas, afinal, se já é bem complicado ser produtivo, criativo e inovador dentro de um time que já tem bastante tempo junto, imagina quando há uma entrada e saída constante de pessoas dentro dessa equipe?

Na maioria dos casos parece fácil apontar o dedo e dizer onde está o problema, mas isso não é tão simples assim. As razões são inúmeras e, muitas vezes, a solução encontrada não é eficaz.

Apontar o dedo dizendo a culpa é das novas gerações, que não são mais tão leais quantos as antigas, também é uma solução genérica e rasa, apesar das mudanças constantes do mercado de trabalho e a busca por maior destaque em suas carreiras façam os jovens buscarem novas oportunidades de maneira mais recorrente, considerar apenas esse fator como único não resolve o problema e deixa a solução ainda mais distante.

É preciso investigar as causas com profundidade, atenção e interesse genuíno. É preciso que a alta direção da empresa também se envolva para resolver a questão, pois nem sempre é um problema específico de um único setor.

Por isso, hoje nós vamos te apresentar alguns dos principais motivos que levam os colaboradores ao turnover. Assim, você terá mais dados do que pode estar ocorrendo na sua empresa e tomar decisões mais assertivas para resolver esse problema.

Principais motivadores do turnover

Admissões e desligamentos recorrentes são um grande transtorno para as empresas. Atualmente, é importante criar planos de retenção de talentos para evitar a perda de colaboradores para a concorrência e/ou outros segmentos do mercado de trabalho. 

Entretanto, antes de criar seu plano para reduzir essas ocorrências é importante entender o que está acontecendo na fonte, a raiz do problema, pois só assim é possível criar um método eficiente para resolver o turnover.

Confira agora 10 causas mais comuns do turnover de colaboradores.

  1. Ambiente Tóxico 

Esse fator é de longe o mais perigoso para manutenção do engajamento, retenção e estabilidade dos colaboradores.

Um local de trabalho que não estimula boas práticas entre colaboradores, faz vista grossa e permite comportamentos negativos e incoerentes é terrível para quem quer manter a sua saúde mental. Um ambiente tóxico adoece e afasta as pessoas de suas funções. 

Como inúmeros profissionais já tiveram experiências com ambientes negativos, assim que detectam o perigo, correm para pedir demissão. E inúmeras vezes não leva nem 24 horas para perceberem o ambiente em que estão inseridos, pois ninguém se preocupa mais em disfarçar inveja, brigas, raiva, desmotivação, o ambiente está carregado de problemas.

  1. Incompatibilidade de Valores

Às vezes o ambiente não é tão ruim, mas a empresa ou colaboradores praticam valores, visões e objetivos que não tem nenhuma conexão com aquele colaborador. 

Nesse sentido, ele costuma se sentir desencaixado, um peixe fora d'água. Ou até pior que isso, pode começar a achar que está realizando um trabalho que fere seus princípios. 

Seria como um vegano trabalhando em um açougue, um exemplo bem apropriado para o que acontece. Dessa forma, é sempre importante checar durante a seleção se o colaborador está realmente confortável com suas tarefas.

  1. Incompatibilidade com o Cargo

Semelhante ao caso acima, porém tem a ver mais com questões técnicas. O colaborador começa a trabalhar e avalia que não será capaz de entregar o que foi solicitado, pois isso não ficou totalmente claro durante o recrutamento. 

Ele não está disposto a aprender e sente que vai perder tempo se continuar tentando “enganar” naquela determinada função que ele não curte, e nem vai curtir em um futuro próximo.

  1. Falta de Comunicação

Desentendimentos, informações desencontradas, falta de clareza, mudanças constantes de posicionamento e solicitações causam muita insegurança em quem está começando.

As falhas de comunicação são graves e levam as pessoas a terem muitas dúvidas sobre o trabalho que estão realizando. Em um lugar onde gestores não alinham os pedidos, que não conversam, que dão ordens diferentes reina o caos.

E a falta de comunicação pode escalar na hierarquia sendo presente em todos os setores, é o RH que não passa informações importantes, o setor de vendas que não alinha informações com o setor de marketing e por aí vai.

Isso gera um nível de ansiedade tão alto que leva as pessoas a preferirem não estar naquele ambiente, pois nunca sabem o que vai acontecer no minuto subsequente.

  1. Falta de Acompanhamento

Isso também gera desmotivação, afinal os colaboradores querem receber treinamento, feedbacks, saberem se estão trabalhando de forma correta, se o que estão entregando é compatível às necessidades da empresa. 

Caso contrário, ficam inseguros quanto a sua permanência na empresa e optam por pedir a rescisão antes de serem demitidos.

  1. Liderança Negativa

Há locais em que a empresa tem um clima legal, boa comunicação, mas naquele setor específico ninguém permanece por muito tempo. 

Quando se tem um líder que não está alinhado com o mercado de trabalho atual, que exige além do que é necessário, que está constantemente microgerenciando e que não confia e não delega, dificilmente as pessoas vão aceitar isso facilmente. 

O colaborador se sente enjaulado, sem liberdade para tomar nenhuma ação, para propor novas ideias, nem mesmo para decidir seu horário de café. 

Pode não parecer, mas líderes assim ainda estão espalhados por todo tipo de empresa e são grandes geradores de turnover. É preciso identificar e propor treinamentos para que esse comportamento mude.

  1. Equipe Desmotivada

O colaborador já chega na empresa e encontra tudo diferente da promessa que foi feita no recrutamento. Ali reina o famoso clima de ninguém faz nada por aqui porque não vale a pena, os colaboradores antigos falam mal da empresa o tempo todo, fazem fofoca, e passam muita negatividade sobre a empresa. 

Ninguém está disposto a melhorar e vai conseguir piorar qualquer um que pisar naquele reduto. Melhor fugir antes que você se torne mais um desmotivado naquela empresa.

  1. Sensação de Instabilidade

Esse problema é causado pela falta de comunicação da alta direção da empresa com os colaboradores. 

Existe um clima de tensão no ar, a empresa está perdendo clientes de forma constante, o mercado naquele setor não parece ir bem e ninguém fala nada, não apresenta números, indicadores ou um plano para vencer essa crise que aparentemente a empresa passa.

Se o clima de instabilidade reina e ninguém formaliza a comunicação, a rádio peão entra em cena e deixa todo mundo tomar suas próprias decisões sem saber como está, de fato, o cenário para esta empresa. Vamos sair, antes que seja tarde, vira o lema desse turnover.

  1. Baixos Salários

As pessoas, por desespero, até podem aceitar salário muito abaixo do mercado. Mas isso não virá sem a consequência do turnover para a empresa. 

Seria até inocente acreditar que esse colaborador vai vestir a camisa sem ter qualquer perspectiva na empresa e com a concorrência pagando um salário maior.

Certamente, ele fará o que muitos fazem que é aguardar um período de estabilização e então irá procurar outra empresa que possa fazer uma oferta maior por seu trabalho. 

Para evitar o turnover por esse motivo, adeque os salários para o que o mercado do seu segmento está praticando.

  1. Ausência de Plano de Carreira

A maneira mais segura de evitar o turnover na empresa é apresentar um plano de carreira, onde o colaborador possa entender qual é a exata jornada que precisa trilhar para alcançar seus objetivos. 

Se ele não identificar que isso será possível, que esse ambiente não favorece a meritocracia e o trabalho duro não é visualizado, certamente irá para a primeira empresa que apresentar essa possibilidade para ele. 

Afinal, qualquer profissional almeja ter conquistas na carreira e, quanto mais jovem, maior a velocidade que se deseja que isso aconteça.

Essas são apenas alguns dos motivos que levam os colaboradores ao turnover

Temos certeza que você irá identificar alguns deles na sua empresa. Para melhorar esse problema crie um plano de ação e atue direto nas causas para estabilizar e reter as suas equipes de trabalho e ter colaboradores mais engajados e motivados.


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