Você sente insegurança sobre qual carreira seguir? Neste artigo, nós vamos te ajudar com dicas práticas e simples para eliminar alguns dos medos mais comuns desse momento!

Para muitos jovens esse é um momento de muita dúvida, preocupação e questionamentos. Afinal, definir seus objetivos de carreira é uma decisão importante.

Mas, lembre-se que definir um objetivo de carreira não significa que você vai ter apenas uma opção, isso representa somente que você terá mais foco nas possíveis opções que escolher.

Você também não precisa ficar preso a uma única decisão para sempre, mas estabelecer objetivos para sua carreira vai assegurar que você tenha mais sucesso nas metas que criar e que vai atingir seus desejos mais rapidamente!

Com tantas opções e novas carreiras surgindo a todo momento, temos sempre aquela dúvida se estamos fazendo a escolha correta, se iremos perder algo, se vamos ter sucesso naquela decisão…

Essas perguntas passam por sua cabeça? Se sim, elas são importantes e vão te ajudar a tomar uma decisão mais assertiva, porém é preciso estabelecer um prazo para começar o plano de ação, caso contrário, permanecer nessa eterna dúvida vai gerar muita ansiedade e consequente paralisia por não ser capaz de escolher com segurança. 

É por isso que neste artigo, nós vamos te apresentar alguns passos práticos! Assim, você evitará a indecisão e poderá fazer suas escolhas com mais tranquilidade! 

Anote todos os passos e coloque em prática assim que finalizar sua leitura!


Desenvolva o autoconhecimento

Esse passo é fundamental! Quando ainda não temos nenhuma experiência, é comum ter como referencial nossos pais, professores, amigos, influenciadores e pessoas que admiramos.

Porém, mesmo que essas pessoas sejam alvo da sua admiração, é importante saber que nem sempre você terá a mesma aptidão, interesse, inclinação, habilidades e desejos por fazer o que elas fazem.

O autoconhecimento é que vai sinalizar quais são seus pontos fortes, áreas que domina e gosta, que tem facilidade e habilidade para desenvolver. 

Tentar seguir um caminho que outras pessoas estão desenhando para você pode se revelar muito frustrante. Porém, a gente sabe que não ter qualquer objetivo estabelecido também não é um bom caminho. Para evitar tomar uma decisão baseada em escolhas alheias ou não decidir é que você precisa buscar se conhecer melhor.

E  como fazer isso? Aqui vão algumas perguntas que você pode ser fazer agora:

  1. Quais são meus principais talentos/habilidades?

  2. Quais são as atividades que mais gosto de fazer?

  3. Quais são os meus pontos fracos?

  4. Quais são os meus pontos fortes?

  5. O que me deixa motivado(a)

  6. O que me estressa?

  7. O que eu gostaria de estar fazendo daqui a 5 anos?

  8. Quais temas assuntos eu quero aprender esse ano

  9. Quais tipos livros mais gosto de ler?

  10. O que é sucesso pra mim?

Veja bem, talvez você não consiga ter respostas rápidas para todas essas perguntas. E sabe o motivo? Porque você ainda não fez sua tarefa de autoconhecimento! 

Por isso, anote todas essas questões e comece a responder todas elas! Quando você encontrar as respostas vai ter a satisfação de perceber quais objetivos de carreira fazem sentido ou não para você!

Crie sua visão profissional

Após responder as questões sobre autoconhecimento, você terá uma visão sobre as coisas que gostaria de fazer ao longo da vida. 

Por exemplo, suponha que você tenha respondido a questão de pontos fortes com algo como: “Sou bom em falar com pessoas”. 

Isso já demonstrará que você pode ter mais sucesso em atividades que exijam de você mais relacionamento, comunicação e apoio aos demais. Caso você tenha um trabalho onde precise passar muito tempo sem falar com outras pessoas, isso poderia te trazer insatisfação.

Assim, agora que você já levantou as suas principais características, é hora de criar a sua visão profissional. Isso significa que você vai se visualizar e depois escrever como gostaria que esteja a sua carreira em curto, médio e longo prazo. Ou seja, descreva o que você quer atingir em 1 ano, 2 anos e 3 anos.

Esses são bons prazos para quem está iniciando a sua carreira, pois nesse início as mudanças podem acontecer com mais frequência.

Defina seus objetivos

Você já passou pela etapa de autoconhecimento e estabeleceu suas visão de futuro. 

Agora é hora de escrever quais são os objetivos de carreira para dar ainda mais clareza ao que você deseja alcançar e tornar suas metas atingíveis. 

Um erro comum nesse momento e que você precisa saber é que estabelecer metas muito além do que você está hoje pode te gerar estresse e ansiedade.

Não é que você não deva fazer isso, mas se deixar tudo muito acima da sua capacidade atual, a sua tendência será ficar desestimulado, pois vai achar que não pode realizar essas tarefas, pois ainda não consegue ver todo o caminho a ser percorrido de forma clara. 

Assim, você pode criar objetivos de carreira usando o método SMART:

  • Específicos: O que desejo alcançar de forma específica?

  • Mensuráveis: Qual é o indicador de que alcancei o resultado?

  • Atingíveis: Esse objetivo é realizável?

  • Relevantes: Esse objetivo de carreira é importante para mim?

  • Temporais: Em quanto tempo irei realizar?

Responda essas questões e crie objetivos de carreira de forma clara, que poderão ser realizados desde que você coloque seu plano em ação!

Na próxima etapa, vamos falar como você deve destrinchar cada uma das metas para evitar ficar paralisado pelo volume de coisas a fazer antes de atingir seus objetivos de carreira!

Estruture um plano de ação

O objetivo do plano de ação é fragmentar um grande objetivo de carreira, definido com o método SMART, em pequenas metas para que você possa ver todo o percurso e possa iniciar com cada passo para chegar onde deseja.

Nessa etapa, você deve considerar todos os processos envolvidos, as competências necessárias a desenvolver e o tempo que cada um irá levar.

É altamente recomendável que nesse momento você utilize alguma ferramenta que te ajude a descrever cada etapa. Você pode usar um planner, um caderno, agenda, ou ferramentas mais tecnológicas como trello, asana, notion, entre outras.

O importante é que você consiga visualizar cada etapa, e inclusive, finalizar aqueles passos que você já cumpriu. Isso é importante para que você avalie o progresso que já fez e o quão perto já está do seu objetivo de carreira final!

Assim, se você deseja se tornar médico, por exemplo, comece planejando metas que farão você dar o próximo passo nessa jornada, que pode ser se matricular em um cursinho, fazer aulas específicas de uma matéria, criar um cronograma de estudos para o vestibular ou enem!

E se você está planejando dar os seus primeiros passos no mercado de trabalho e precisa de habilidades e novos conhecimentos para destacar o seu currículo e dar um up nos seus objetivos de carreira, entre no site www.qualifica.com e conheça todos os cursos disponíveis!
Compartilhe: