Você gostaria de fechar mais negócios pela internet?

Existe muita especulação quanto ao marketing digital hoje em dia. Muitos vendedores, consultores e até empresas questionam o que é o marketing digital e qual a sua utilidade. Vamos esclarecer isso, definindo na prática o que ele é: o marketing digital é marcado por ações de comunicação e vendas por meio da internet, celular e diversos outros meios digitais. As ações são diferentes das feitas pelo marketing tradicional, envolvendo um tipo de comunicação mais rápida, "on time" e "360%". Mas quais são os usos do marketing digital e onde ele pode ser aplicado? A sua utilidade é variada. Pode ser para comunicar uma promoção, captar novos clientes, divulgar a marca ou simplesmente melhorar a rede de relacionamentos da empresa. De qualquer forma, se você ainda não utiliza a internet e o meio digital para vender, está marcando bobeira.
Veja aqui o nosso guia completo sobre estratégias de Marketing e aprenda na prática quais podem auxiliar o seu plano de vendas de uma forma matadora! Desvende o funil de vendas e descubra as 8 dicas práticas para você começar o seu agora e começar a lucrar mais!
Hoje em dia, tudo é online. Ficar fora da internet significa perder oportunidades de ouro. Por isso, hoje falaremos sobre como uma estratégia de marketing digital, alinhada à estratégia de vendas, pode fazer você aumentar os lucros da sua empresa e colocar sua marca no topo! Não se trata apenas de montar posts no Facebook sobre o seu produto, e sim de ter uma estratégia focada em resultados reais, focada em gerar vendas! Explicaremos TUDO direitinho para que você tome a melhor decisão possível quanto a sua estratégia de marketing digital. Falaremos sobre os conceitos básicos, as diferenças do digital para o offline, os principais canais e muito mais. No final do texto você estará apto a começar a utilizar a internet para vendas e conhecerá diversas ferramentas, canais e ideias para vender mais. Parece uma boa ideia, né? Então, vamos lá! Boa leitura!

Como surgiu essa nova era do marketing digital e o que ele significa na prática?

A internet não é algo tão novo quanto normalmente imaginamos. Existe um movimento, ainda em evolução, de pessoas adotando a internet como maneira principal de consumir conteúdos. Entretenimento, informações, trabalho e cultura estão, hoje, centrados no mundo online. Esse movimento de migração influenciou a forma como pessoas fazem negócios, compram e vendem. A lógica é simples: se o consumidor está na internet, a marca também precisa estar. Pode existir resistência em expandir sua presença para o online, mas essa tendência não vai diminuir. Pelo contrário, cada vez mais as pessoas irão se conectar. Com cada vez mais consumidores na internet e o aumento no consumo de informações, fica claro que as empresas precisam responder na mesma intensidade. Estar acessível no mundo virtual é, hoje, essencial para qualquer marca. Para estar virtualmente acessível, no entanto, não basta presença. Por exemplo, uma marca pode estar no Facebook, mas isso não garante que ela vá engajar seu cliente. Simplesmente estar lá não é o suficiente. É preciso que as marcas criem estratégias, com objetivos e metas claras de engajamento com seus clientes atuais e potenciais. Confira alguns objetivos na estratégia de marketing digital:
  1. Fidelizar o cliente à marca, fazendo com o que seu posicionamento e a mensagem o alcancem.
  2. Aumentar a consciência, ou seja, o número de pessoas que conhecem a marca e seus produtos.
  3. Aumentar as possibilidades de vendas e converter potenciais clientes.
  4. Realizar atendimentos ao cliente de uma forma rápida e prática, utilizando a metodologia SAC 2.0
  5. Mapear os principais interesses do cliente.
Esses são apenas exemplos. Uma empresa pode ter todas ou apenas algumas dessas metas, dependendo do processo de negócios. Agora que já explicamos de maneira geral o que é a estratégia de marketing digital, é hora de olhar para os conceitos básicos

Conceitos básicos do marketing digital.

O marketing, como conceito, é muito abrangente. Uma estratégia de marketing pode tratar de mil coisas, dependendo da empresa que a executa. Por isso, existem diversas subdivisões nos conceitos de marketing e de marketing digital. Como são muitos e seria impossível assimilar tudo de uma só vez, separamos alguns desses conceitos que são essenciais para qualquer estratégia de marketing digital. Vamos aprender sobre três tipos de conceitos : canais, estratégias e resultados. Primeiro vamos falar sobre os canais: mídias sociais, e-mail, entre outros. Depois, da principal estratégia de marketing digital, o inbound marketing. Para finalizar, falaremos sobre o resultado, incluindo a análise e otimização dos processos.

Os principais canais do marketing digital.

Canais são os meios de distribuição e transmissão da sua mensagem. Ou seja, são a forma que você vai usar para chegar até o seu consumidor final. Existem inúmeros canais para fazer essa distribuição, em especial no mundo online. A seguir, vamos falar dos mais importantes:

1 - Mídias sociais:

Você com certeza conhece o Facebook, Twitter e o Instagram. Essas são só algumas das redes sociais que são utilizadas pelas diversas marcas como canal de divulgação, alcance e engajamento com o cliente. Como essas três redes são, de longe, as mais populares entre os usuários, a sua utilização já pode ser considerada padrão dentro do marketing digital. Saber se portar nessas redes fará com que a sua estratégia de marketing digital avance. Da mesma forma, uma interação inadequada com o cliente pode estagnar seu crescimento. É importante ressaltar que nas redes sociais o engajamento é um fator importantíssimo. Ter uma página no Facebook é importante, mas saber engajar seus clientes, atuais e potenciais, é o objetivo focal.

2 - Mailmarketing:

O e-mail é utilizado desde sempre, certo? Porém o marketing digital deu um novo significado para o e-mail marketing. O que antes era feito em forma de SPAM deu lugar a uma estratégia de nutrição de potenciais clientes da empresa. O e-mail deixou de ser utilizado como mala direta de ofertas sobre o produto para entregar informações de valor para os potenciais clientes. Dessa forma, ele se torna uma ferramenta indispensável para a sua estratégia.

3 - Busca Orgânica:

O Google se popularizou muito com passar dos anos, tornando-se rapidamente a maior ferramenta de buscas do mundo. Com essa popularização, ele torna-se também um ótimo canal para estratégias de marketing digital. Você pode trabalhar a sua estratégia de marketing digital no Google, como forma de aquisição de clientes. Como? Simples. Clientes em potencial normalmente encontram a sua marca através do Google. Quando você busca algo, aparecem páginas ranqueadas: 1º, 2º... 5º lugar, e assim por diante. Quanto mais próxima da primeira posição sua marca estiver, mais chances de captação de clientes. Você pode montar o conteúdo do seu site com planejamento específico para aparecer no 1º lugar do Google. Isso praticamente garante que você receba todo o tráfego de palavras-chaves específicas. Por exemplo, se você tiver uma boa estratégia de palavras-chave para a palavra "bolo", sua marca vai aparecer pelo menos na primeira página de resultados quando uma pesquisa é feita. Isso aumenta as chances do cliente visitar seu site antes do site do seu fornecedor. É importante ressaltar que essa estratégia funciona mesmo sem investimento. Isso é, você gastará tempo montando e executando a estratégia, mas não gastará dinheiro com ela.

4 - Mídias Pagas:

As mídias pagas podem funcionar dentro do Google também. Existe a opção de comprar espaços publicitários para aparecer melhor nas pesquisas. Isso possibilita converter mais visualizações em tráfego para seu site. Como o próprio nome diz, as mídias pagas envolvem um investimento financeiro. Esse investimento pode ser feito mediante ao seu público-alvo, segmentação, produto ou veículo - diversas mídias além do Google oferecem possibilidades em mídias pagas. O objetivo desse tipo de canal é gerar mais tráfego ou conversão de clientes. Por exemplo, um anúncio no Facebook é considerado uma mídia paga. Esse tipo de anúncio pode aumentar a visibilidade da sua marca, gerando curtidas, comentários e compartilhamentos. Através desse canal, você pode falar sobre o seu produto (posicionamento de marca), falar sobre uma oferta (gerar potenciais clientes) ou criar um anúncio que leve para o seu site (gerar tráfego para o site). As possibilidades são infinitas, e você pode utilizar esse tipo de canal em quase todas as redes sociais e no Google. Apesar de exigir um investimento e planejamento, esse tipo de ação é importante para a sua estratégia de marketing digital. Esses três canais que descrevemos são os mais básicos. Eles são ótimos para começar uma estratégia de marketing digital. O ideal é começar utilizando uma combinação dos três, pois eles se integram e constroem uma estratégia mais completa. Falando em estratégia completa, vamos conversar agora sobre como o marketing digital (online) e o marketing tradicional (offline) se completam:

As diferenças do marketing online para o offline.

O marketing tradicional (offline) é feito de práticas impressas ou propagandas que não sejam na internet, como:
  • Propaganda impressa, como panfletos, revistas, jornais;
  • Propaganda em televisão e rádio;
  • Ligações diretas para uma base de contatos;
  • Promoções, eventos, vouchers, etc.
O marketing digital (online) engloba todas as ações e canais que citamos acima: redes sociais, e-mails, sites, entre outros. Uma das principais diferenças entre uma e outra está nas possibilidades de mensurar e analisar os resultados obtidos. Se em uma estratégia de marketing digital é mega fácil de medirmos o ROI, em uma estratégia de marketing offline já fica mais complicado. Afinal, como medir quantas pessoas compraram de você por um anúncio feito em um outdoor (offline)? Se usarmos o mesmo exemplo para o digital e nos perguntarmos quantas pessoas compraram o nosso produto por causa de um anúncio específico, fica mais fácil visualizar nos relatórios. "No marketing online todo o seu investimento consegue ser analisado em resultados financeiros de forma bastante simples, pois na internet tudo fica registrado."

Por que o Inbound Marketing, como estratégia de marketing digital, te fará vender mais?

O Inbound marketing pode ser considerado qualquer tipo de estratégia que visa captar e atrair o interesse das pessoas, incentivando a compra de um produto de uma marca/empresa.
Essa estratégia utiliza três pilares: o marketing de conteúdo, redes sociais e o SEO.

SEO:

Como falamos na parte de busca orgânica, a maioria dos seus clientes encontrarão a marca através de buscas online. Atualmente, o Google é a maior página de buscas existente. A estratégia de SEO é focada em criar conteúdo que seja amigável para o Google, o que faz com que sua marca fique ranqueada em posições melhores.

Marketing de Conteúdo:

Como o próprio nome já diz, esse tipo de marketing visa entregar conteúdo para os potenciais clientes. Essa estratégia de marketing digital se baseia, então, em gerar conteúdos interessantes e atrativos para o cliente, como:
  1. Infográficos e E-books.
  2. Whitepapers e informativos gerais
  3. Webinários
  4. Artigos em Blogs.
A partir desse conteúdo, o cliente interage e se relaciona com a marca.

Rede sociais:

Falamos bastante das redes sociais acima, mas, ainda assim, é importante ressaltar sua importância na estratégia de inbound marketing. As redes sociais são as responsáveis por divulgar e entregar mensagens diretamente ao seu público-alvo. Supondo que você tenha uma ótima estratégia de marketing de conteúdo, com conteúdos interessantíssimos, esse material precisa chegar ao cliente. Sem uma estratégia de redes sociais será impossível divulgar esse conteúdo completamente. É necessário que as empresas de hoje entendam que as redes sociais podem ser um propulsor fortíssimo da sua estratégia de vendas e marketing digital.

Bônus: Os principais blogs de marketing digital no Brasil

Existem três blogs que são leituras excelentes para quem  deseja conhecer mais sobre marketing digital, vendas, internet e redes sociais. Esses são:
  1. Marketingdeconteúdo.com.br
  2. Hubspot.com
  3. Resultadosdigitais.com.br
Mantenha-os sempre em sua aba de favoritos. Eles trazem sempre insights e dicas especializadas para o seu dia a dia.

Conclusão: Como você pôde ver, o marketing digital pode te ajudar a vender mais

O marketing digital chegou para ficar. As empresas têm dois caminhos a seguir a parir dessa informação: se ausentar e não utilizar estratégias de marketing digital ou tentar melhorar e vender cada vez mais na internet. Releia com calma cada tópico e monte a sua estratégia de marketing digital, sempre de maneira personalizada para a sua empresa. Você notará que o investimento de tempo e dinheiro compensa muito em comparação com o marketing offline, e logo poderá lucrar com isso como nunca lucrou antes. Acha que faltou alguma dica ou metodologia da estratégia de marketing digital? Quer tirar alguma dúvida sobre as principais tendências de vendas na internet? Comente abaixo sua dúvida ou sugestão e até a próxima!

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