"Gostaria de aumentar a batata por mais R$1, senhor?"

Talvez você já tenha ouvido essa frase de Upsell, sem nem mesmo saber o que essa técnica significava. Porém, sabe quando você vai em um fast food, e a atendente pergunta se você quer um combo maior, com mais produtos nele? Isso é Upsell. A boa notícia é que essa técnica serve para vender muito mais coisas do que apenas batata-frita. Nas áreas de vendas, esse tipo de estratégia funciona como um propulsor para o cliente comprar mais, e a venda aumentar, constantemente. Você tem dúvidas sobre o que é, ou como realizar o Upsell?
Sabe o que é Marketplace? Leia nosso post e entenda como esse recurso pode ser útil para alavancar as suas vendas! Leia o nosso manual do corretor de imóveis de sucesso, e se torne um profissional de imóveis excepcional!
Então, está no lugar certo. Veremos no post de hoje:
  • a principal diferença entre cross e upselling.
  • como sempre aumentar as suas vendas, no dia a dia.
  • como desenvolver essa técnica em qualquer momento da venda.
Te ensinaremos como montar vendas cada vez maiores. Afina, vendas maiores = comissões maiores para o seu bolso! Além disso, falaremos sobre as vendas casadas, e como elas funcionam com ajuda da famosa técnica de cross-selling. Mas, não se preocupe, up e cross-selling nada tem a ver com induzir ou empurrar desenfreadamente produtos desnecessários ou mais caros para o cliente. O objetivo aqui é conseguir gerar mais valor com produtos diferentes, ou complementares. Ah, e se você duvida do poder dessa técnica, vamos voltar ao exemplo da batata: quando perguntado sobre o aumento, quantas vezes você de fato não aumenta a batata para a grande? Provavelmente muitas vezes, certo? Convencido agora que a técnica funciona? Se você tiver qualquer dúvida ou sugestão, basta deixar nos comentários. Boa leitura!

O que é upsell?

Ainda não existe uma tradução em português para essa técnica. Entretanto, poderíamos chamá-la de "técnica de aumento de vendas". Mas, independentemente do nome, o objetivo do Upsell é sempre aumentar a venda, melhorando a experiência do cliente com um produto/serviço a mais. No Upsell, você oferece ao cliente um outro produto igual, ou uma melhora para o produto inicial. Por exemplo: Imagine que você é um vendedor de carros, e que um dos visitantes da sua loja esteja buscando um carro comum. Ele olha os modelos importados, porém decide por um carro comum. Antes da venda ser finalizada, você pode oferecer ao cliente um modelo importado básico, com funcionalidades e ficha técnica parecida com o carro que ele ia levar. Alguns benefícios e itens de segurança a mais, e um acréscimo de 20% apenas em cima do valor total do que ele iria levar. No calor do momento, é bem provável que o cliente considere essa opção. Você pode ver claramente no exemplo que o Upsell não se trata de empurrar produtos goela abaixo do cliente. Você analisa a situação, e oferece algo que aumente sua venda, e ao mesmo tempo gere vantagem para ele. O objetivo aqui é gerar valor, agregando novos produtos à venda. Mesmo que o cliente não demonstre intenção de compra no momento, a técnica gera um interesse no seu consumidor em adquirir novos produtos ou serviços. E isso é fundamental para ampliar seu ticket médio. Mas, vejamos o mecanismo principal do Upsell: a vantagem.

A vantagem do Upsell:

Não adianta querer vender algo para o seu cliente que não tenha vantagem para ele. Fazer isso seria simplesmente antiético. O que diferencia o Upsell de quer apenas aumentar os seus lucros, é justamente isso: a vantagem e o valor que o cliente ver em aumentar a compra. E, veja por outro lado, quando você gera uma base de clientes que utilizam vários produtos seus, eles engajam de uma forma expressiva com a sua marca. Logo, só o fato do cliente sair com mais um produto seu (independente do preço que ele pagou), já é um lucro intangível para a sua empresa. Um exemplo claro disso é a Apple. Normalmente, quem usa produtos da Apple, gosta apenas dos produtos da Apple. Se um dos consumidores da marca for comprar um novo iPHONE, é bem provável que ele leve o mais caro, pois é o que agrega mais valor para ele. Tudo isso pelo Upsell, e sem o vendedor empurrar nada.

Qual o melhor momento para um upsell?

Timing é tudo nas vendas. Na verdade, timing e oportunidade. Porém, se o vendedor tiver uma boa noção de tempo, ele saberá o momento certo de ofertar algo para o seu cliente. Vejamos alguns momentos que são essenciais, e como gerar o aumento das suas vendas utilizando a técnica:

Frases certas, na hora certa.

Velhas ferramentas de psicologia nunca saem de moda nas vendas. O uso de frases que chamam a atenção é algo bem comum, e que ainda funciona muito.  Elas devem ser criativas e agressivas, sempre direcionando o cliente para a próxima ação a ser tomada. Por exemplo: imagine que o seu cliente está levando dois pares de camisa, e caso ele leve três, um desconto poderá ser dado. Para garantir o Upsell, você chegará nele e dirá: "As duas camisas que você está levando saem por X, porém, levando uma terceira camisa, você ganha um desconto de 30%, e tudo sairá por Y. O valor individual de cada camisa cai quase pela metade do preço, e você ainda leva mais uma, que tal?" Nessa frase você passou todas as informações necessárias para o cliente:
  • de quanto para quanto ele pagaria.
  • como ele levaria mais uma camisa, e diminuiria o valor individual das peças.
Esse tipo de "apelo" que ajuda no Upsell. A sua venda vai aumentar, mas ao mesmo tempo o cliente verá vantagem em aumentar a venda.

Utilizando o CRM nos momentos finais da venda.

Se você tem um sistema de gestão de relacionamento com os clientes, já sai na frente na hora de aumentar as suas vendas. Ao ver que o seu cliente está efetuando uma compra, acesse rapidamente seu cadastro no CRM e veja o registro de suas últimas compras. De repente, você poderá achar informações que ajudem você a finalizar uma venda maior e mais interessante! Se o cliente for novo não tem problema, registre-o no CRM e marque o que ele comprou. O objetivo aqui é reunir o maior número de informações sobre o cliente, visando facilitar Upsells futuros para você, e para a sua empresa.

Upsell, cross selling e downsell - qual a diferença

Existem outras técnicas que funcionam na hora de vender. Já falamos sobre a Upsell, certo? Agora, devemos falar também sobre outras duas que podem representar grandes mudanças no momento da venda: o cross-selling e o downsell. Apesar de parecerem parecidas, essas técnicas não são a mesma coisa. Vejamos:

Downsell:

Quando um cliente desistir da compra, por qualquer motivo que seja: restrição financeira ou simplesmente porque ele perdeu a vontade no momento, é a hora do downsell. Como o nome já diz, é a diminuição da venda. Vamos refletir aqui: o que vale mais para o vendedor, sair com alguma venda ou sem nenhuma? Com certeza alguma coisa é melhor que nada, certo? Por isso, mesmo com o seu ticket médio diminuindo, você não perderá a venda. Em uma loja de tênis, por exemplo: se o cliente for olhar um modelo de corrida, mas achar o valor exorbitante, o vendedor pode mostrar um tênis que tenha algumas funcionalidades similares, porém um custo menor. Mas, lembre-se, tenha a noção de perceber quando o seu cliente não quer comprar nada, ou quando ele apenas não quer comprar o primeiro produto oferecido. O downsell funciona para salvar uma venda, não para criar uma do 0. Tenha sempre bom-senso.

Cross sell:

Seguindo, porém mudando um pouco, o exemplo do tênis de corrida, vamos imaginar aqui: O cliente entra e procura por um tênis de corrida, escolhe um e leva até o caixa. Na hora de pagar, você oferece a ele um par de tênis, um talco especial para tênis de corrida ou simplesmente um kit com novos cadarços e palmilhas. Isso é o cross sell, uma técnica de vendas na qual se recomenda a compra de um produto que complementa a aquisição inicial.

Qual a diferença entre cross-sell e Upsell:

Como dito acima, o upselling é utilizado quando o vendedor quer aumentar o valor e a vantagem para o cliente, oferecendo produtos adicionais ao que está sendo comprado. Já o cross-sell envolve produtos complementares a compra. Vamos exemplifica abaixo para ficar mais claro: Voltando ao exemplo do começo do texto, aonde falamos do fast-food e das batatas-fritas. Imagine que ao finalizar o pedido, o atendente pergunta se você quer trocar suas batatas pequenas por maiores, por um valor ínfimo de R$1,00. Isso é upsell. Você apenas aumentou o que já estava levando. Agora, se no final do seu pedido o atendente te oferecer um milkshake, por exemplo, aí temos um exemplo de cross-sell. Ele tentou cruzar a sua venda (batatas), com outro produto que é complementar (sobremesa). A diferença reside sempre no produto que será ofertado, isso que difere o cross-selling do up-selling.

BÔNUS: 2 Dicas práticas para gerar o Upselling NA HORA!

Vamos te dar abaixo duas dicas básicas para você conseguir aumentar as suas vendas, na hora.

1 - A qualificação é um ótimo momento para prestar atenção no Upsell:

Essa técnica não é uma fórmula perfeita. Ela exige que você tenha o mínimo de inteligência emocional e timing para aplicá-la. Por isso, um dos melhores momentos para realizar esse tipo de venda aumentada, é no momento de qualificação. Quando o cliente vier te pedir algo, preste bem atenção no que ele está te pedindo?
  • É apenas um item ou são vários?
  • Qual o valor desses itens?
  • São itens caros, ou mais em conta?
  • O que você pretende oferecer para ele agregará valor em sua compra?
Não adianta sair oferecendo itens para qualquer pessoa, isso pode inclusive desgastar a sua relação com seu cliente, e parecer que você é um cliente chato. Utilize da qualificação para fazer as diversas anotações mentais sobre o que pode ou não ser oferecido para o cliente. Usar o CRM também é uma boa estratégia aqui. As informações estarão todas lá, basta você pescá-las e utilizar da melhor forma possível. Então, tente sempre entender como o seu produto se encaixa na "big picture" da venda, e não se torne um vendedor chato que oferece coisas nonsense para o cliente.

2 - O bolso pode ser um fator determinante:

Sempre que for sugerir qualquer coisa que envolva o upsell, não demonstre o preço individual da peça. Exemplo: se estiver aumentando uma venda de camisas, não mostre o preço de cada camisa, e sim qual o valor total que irá ficar. Se puder dar um desconto, melhor ainda, já mostre o valor das duas peças com o desconto. A ideia aqui é mostrar que o upsell realmente vale a pena. Se ele for levar uma camisa por R$100, porém duas camisas por R$150, ele verá um valor claro na compra, e entenderá a vantagem que terá comprando mais.

Conclusão: Aplique essas dicas e comece a fazer upsell, hoje mesmo:

E aí, já se sente pronto para se tornar um mestre nas artes de upsell, cross-sell e downsell? Uma dica final para começar a executar essas técnicas da forma correta é a observar.
Entenda etapa a etapa do ciclo de vendas perfeito, e implemente-o agora na sua empresa. Existem 13 dicas fundamentais para aumentar as vendas da sua empresa. Entenda cada uma delas aqui!
Observe sempre quais momentos seriam propícios para aumentar a venda de uma forma que gere vantagens para o cliente. A chave para o Upsell é a vantagem. Se o cliente não enxergar um valor por trás do aumento, ele simplesmente sentirá que está pagando mais, e decidirá não levar nada. Por isso, gere sempre um valor e uma vantagem a mais. Se tiver ficado com qualquer dúvida, ou caso tenha alguma sugestão, deixe abaixo nos comentários.

Compartilhe:

A utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO está condicionada aos Termos e Condições de Uso Aplicáveis e a Política de Privacidade abaixo:

1. ACEITE A POLITICA DE PRIVACIDADE

1.1. Ao se cadastrar no Aplicativo ou no Site, e utilizar o “QUALIFICA”, o USUÁRIO reconhece que está consentindo expressamente e livremente, com a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO informados no cadastro, na seleção do PLANO PAGO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA”, para as finalidades e de acordo com as condições previstas no presente instrumento.

1.2. O USUÁRIO reconhece que a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, é condição indispensável para a utilização do “QUALIFICA”, nos termos previstos no Artigo 9º, §3º, da Lei nº. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

2. ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

2.1. A MLEARN se reserva o direito de modificar, incluir e/ou alterar as condições da presente Política de Privacidade, a qualquer tempo, a seu exclusivo critério e independente de aviso prévio do USUÁRIO, sendo que tais alterações passarão a vigorar imediatamente após a publicação das alterações no Aplicativo ou no Site.

2.2. A MLEARN recomenda que o USUÁRIO releia regularmente a Política de Privacidade, para verificar as últimas atualizações. Caso o USUÁRIO não concorde com qualquer modificação, inclusão ou alteração na Política de Privacidade, o USUÁRIO deverá cessar o uso do “QUALIFICA”.

3. DADOS E INFORMAÇÕES COLETADOS

3.1. No ato do cadastro o USUÁRIO fornece os seguintes dados pessoais a MLEARN: (i) nome completo; (ii)conta de e-mail; (iii)número de celular.

3.2. Caso o USUÁRIO selecione um PLANO PAGO, o USUÁRIO fornece a MLEARN na Página de Seleção do Plano Pago os seguintes dados: (i) nome completo; (ii) número de CPF; (iii)número de celular; (iv)endereço completo; (v) dados do cartão de crédito.

3.3. No decorrer da utilização do “QUALIFICA” o USUÁRIO poderá, a seu exclusivo critério, fornecer os seguintes dados a MLEARN: (i) classificações e opiniões emitidas sobre os cursos, conteúdos e demais funcionalidades disponíveis no “QUALIFICA”; (ii) definições de preferências e configurações no seu cadastro.

3.4. No decorrer da utilização do QUALIFICA, a MLEARN coleta automaticamente as seguintes informações relacionadas ao uso do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO: (i) atividades realizadas pelo USUÁRIO no “QUALIFICA”, como como inscrições em cursos, lições finalizadas, certificados recebidos e funcionalidades utilizadas; (ii) IDs ou outros identificadores únicos de aparelhos, características de aparelhos e software, informações sobre a conexão, estatísticas sobre visualizações de página, URLs de origem, endereço de IP (pode nos indicar sua localização geográfica geral), navegador e dados padrão de logs de servidores da Internet; (iii) informações coletadas pelo uso de cookies, pixels, web beacon, memória cachê dos servidores e outras tecnologias, incluindo dados de anúncios.

4. FINALIDADE

4.1. A MLEARN utilizará os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, para as seguintes finalidades, com as quais o USUÁRIO expressamente declara ter pleno conhecimento e concordância ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA”: (i)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (ii)para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (iii)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO; (iv)para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral; (v)para a proteção do crédito (incluindo medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais); (vi)para garantir o cumprimento dos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, incluindo o combate à fraude ou a prática de quaisquer ilícitos; (vii)para enviar ao CLIENTE qualquer comunicação prevista nos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, na Política de Privacidade, ou nos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO.

4.2. Ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA” o USUÁRIO expressa e livremente consente com a realização pela MLEARN da coleta e utilização das informações relacionadas nos itens 3.3 e 3.4 acima, para as seguintes finalidades: (i) para viabilizar a utilização do “QUALIFICA”; (ii) para atender a interesses legítimos da MLEARN;

(iii) para viabilizar a prestação do suporte remoto; (iv) para fins de produção de relatórios estatísticos de audiência dos cursos, conteúdos e funcionalidades do “QUALIFICA” utilizados; (v) para o planejamento comercial e de marketing do “QUALIFICA”; (vi) para melhorar a personalização dos cursos, conteúdos e funcionalidades disponibilizadas ao USUÁRIO através do “QUALIFICA” e melhorar a experiência do USUÁRIO.

5. COMPARTILHAMENTO COM TERCEIROS

5.1. A MLEARN não compartilhará, nem tampouco fornecerá a terceiros os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo nas hipóteses previstas a seguir: (i)para seus representantes, prepostos, empregados, gerentes ou procuradores, bem como para parceiros e terceiros que prestem serviços ou trabalhem em nome da MLEARN, incluindo previsão contratual de dever de manutenção da confidencialidade das informações por esses parceiros e terceiros; (ii)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (iii)para a disponibilização em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal disponibilização; (iv)para o exercício e defesa de quaisquer direitos da MLEARN, no âmbito de processos judiciais, administrativos ou arbitrais; (v)para o compartilhamento de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (vi)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, a Política de Privacidade, aos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, ou de medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais.

5.2. Caso o USUÁRIO esteja utilizando o “QUALIFICA” mediante contrato firmado por um PARCEIRO COMERCIAL, ou por TERCEIRO FACILITADOR, a MLEARN poderá compartilhar os dados do “USUÁRIO” e as informações coletadas em decorrência da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO ao respectivo PARCEIRO COMERCIAL ou ao respectivo TERCEIRO FACILITADOR.

6. DADOS COLETADOS ATRAVÉS DOS LINKS

6.1. O USUÁRIO reconhece que ao acessar os links disponíveis no “QUALIFICA” que remetem a websites, conteúdos ou recursos de terceiros, terceiros poderão coletar, utilizar, armazenar e compartilhar outros dados do USUÁRIO, os quais não são controlados pela MLEARN. Ciente disto, o USUÁRIO expressamente concorda que a MLEARN não se responsabilizará pelos dados coletados, utilizados, armazenados ou compartilhados por terceiros, nem tampouco pela política de privacidade dos mesmos. Ao acessar os links, recomendamos que o USUÁRIO leia a política de privacidade de cada website, conteúdo ou recurso acessado.

7. HOSPEDAGEM DOS DADOS E INFORMAÇÕES

7.1. Os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, poderão ser armazenadas em servidores de seu data center ou de terceiros contratados, a critério único e exclusivo da MLEARN.

8. SEGURANÇA

8.1. A MLEARN adota medidas de segurança administrativa, física e eletrônica para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, contra perda ou roubo, acesso não autorizado, divulgação, cópia ou uso indevido.

8.2. O USUÁRIO reconhece que apesar das medidas de segurança adotadas pela MLEARN para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, dada a própria natureza da transmissão de informações através da internet, não é possível garantir que as informações transmitidas por este meio sejam absolutamente invioláveis, não podendo a MLEARN garantir a segurança de qualquer informação transmitida pelo USUÁRIO a MLEARN por meio da internet.

8.3. O USUÁRIO reconhece ainda que nenhum equipamento, software, servidores de dados, servidores de aplicações ou data centers está imune a invasão ou ataque de “hackers” ou qualquer outro agente malicioso. Desta forma, a MLEARN não será responsável por qualquer dano, utilização ou divulgação de dados e informações do USUÁRIO, resultantes dos referidos ataques.

8.4. Os dados pessoais do USUÁRIO são protegidos por CREDENCIAIS DE ACESSO criadas pelo próprio USUÁRIO, o único responsável por manter a guarda e confidencialidade de suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”, além de ser o único responsável por qualquer atividade que ocorra com as suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”.

9. CONFIDENCIALIDADE

9.1. A MLEARN se compromete a manter a privacidade e confidencialidade sobre os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo se a utilização dos mesmos, for expressamente autorizada por força deste instrumento.

9.2. Sem prejuízo do disposto nos itens acima, a privacidade e confidencialidade deixam de ser obrigatórias, se comprovado documentalmente que as informações relacionadas aos dados pessoais do CLIENTE e demais informações coletadas: (i) Estavam no domínio público na data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago; (ii)Tornaram-se partes do domínio público depois da data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago”, por razões não atribuíveis à ação ou omissão das partes; (iii)Foram reveladas em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal revelação.

10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.