Quer descobrir quais são as habilidades para se tornar um ótimo empreendedor?

Olha, não sabemos todas, mas com certeza saber como vender é uma delas! E a boa notícia é que essa nós dominamos 100%! O mundo é dos empreendedores! Quem tem um sonho deve ir atrás dele com 100% de garra e vontade! Agora, para se tornar um empreendedor de sucesso é necessário saber como vender. E para saber vender, você precisará estudar técnicas, conhecer dicas e entender o ciclo de vendas. Mas, calma lá! Nós fizemos um post 100% focado em te passar:
  • como você deve vender utilizando o ciclo de vendas.
  • como o marketing e as vendas andam juntas no empreendedorismo.
  • as 7 dicas para você começar aprender como vender a partir de agora.
Então, fique atento, aperte os cintos e preste bem atenção! Nas próximas linhas te transformaremos em um empreendedor-vendedor nato! Então, vamos lá! Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, basta deixar nos comentários abaixo. Boa leitura!

Introdução: Todo empreendedor deve saber como vender

Empreender e ter um negócio de sucesso envolve dezenas de habilidades. A prioritária é saber como vender. Você não precisa nascer com esse dom, apenas desenvolvê-lo utilizando esforço e dedicação. Dessa forma você desenvolverá as competências necessárias para se tornar um empreendedor fora da curva! O primeiro passo para conseguir entender como vender é entender o ciclo de vendas. Sem ele você não conseguirá organizar, mensurar e aplicar diversas ações direcionadas ao seu cliente. Mas, o que é o ciclo de vendas e o que ele tem a ver com empreender?

Como vender: relação empreendedorismo e ciclo de vendas

Esses ciclos, conhecidos também como funis de venda, são o espaço de tempo de cada ação dentro da venda. Claro que, independentemente do tipo de funil que você adote, o cliente precisa sempre ser levado para o próximo ponto do ciclo de vendas. Cada passo subsequente desse ciclo leva, eventualmente, ao objetivo final: a venda de um produto, e monetização para a empresa. Compostos de processos que giram em torno da consciência, educação e relacionamento com o cliente, os ciclos de vendas funcionam para agilizar os processos de venda, delimitando passos a serem seguidos em cada momento da venda.. O primeiro passo, claro, é a abertura da oportunidade de venda. Vejamos abaixo:

Abertura:

O foco da abertura é a geração de negócios. Para se ter sucesso nessa etapa do ciclo de vendas, é necessário que você gere interesse, e mostre ideias sobre o seu produto. Se você é empreendedor e lida sozinho com tudo na sua empresa, você precisará organizar e demonstrar essas ideias com informações concisas. Aqui pode ser o pulo do gato, ou o fim da linha para você. Não tente colocar muitas informações na sua apresentação de vendas. Deixa claro o que é necessário sobre o produto, mas não se estenda muito sobre ele. Ainda não é o momento para isso. Busque sempre organizar suas ideias seguindo uma certa lógica, e as conectando como um todo. Se você não souber como mostrar ideias, ou exagerar nas informações, seu cliente provavelmente parará de ouvir antes de você chegar na metade. E não queremos isso, não é? Vender se trata de percepção. Perceba aonde você está, e como lidar com o seu cliente. Esse é o passo 1 para aprender como vender.

Qualificação:

Para continuar no rumo do sucesso em vendas, a fase da qualificação é de extrema importância. Aqui você separa o joio do trigo. O cliente que valerá a pena ser trabalhado, do que não tem interesse. Qualificar um cliente é super importante para garantir que você e seu time estejam no caminho certo. No caminho do fechamento. Gaste seu tempo olhando para quais clientes você quer focar.

Desenvolvimento:

Passou pela abertura e qualificou o cliente? Ele parece uma boa oportunidade? Então, agora é hora de desenvolver. Tenha MUITA calma nesse momento. Não afobe ou acelere as coisas. Você já apresentou a sua ideia para o cliente, e agora é o momento de mantê-lo perto. Essa é a fase de desenvolvimento, aonde você literalmente desenvolve a venda. Tirar dúvidas e encaminhá-lo para o último passo: o fechamento.

Fechamento:

Ok, agora é a hora mais importante: fechar. Para realmente ter sucesso no fechamento você precisará entender se todas as necessidades do cliente foram cumpridas, e se ele ficou realmente satisfeito com o produto apresentado por ele. O sucesso nessa fase é um bom feedback do cliente em relação a tudo que você fez anteriormente.

Mas como vender utilizando o ciclo de vendas?

Agora que você já sabe o que é e para que serve o ciclo de vendas, é hora de entender como vender utilizando-o. Você precisará colocar certas ferramentas e metodologias que podem auxiliar nas vendas, como o marketing, por exemplo. É essencial que você una o marketing ao teu ciclo de vendas. Você não só fortalecerá seu ciclo, como irá otimizá-lo! Vejamos como você pode fazer isso:

Unir o marketing ao ciclo de vendas :

Se você não sabe a importância do marketing, sugerimos que leia isso aqui. Bem, não podemos dizer que um não funciona sem o outro. Porém, tudo flui de uma forma mais fácil e prática quando você tem as duas estratégias funcionando na sua empresa. A de vendas e de marketing. Afinal, elas se complementam né? O marketing e vendas são como o queijo e a goiabada. Sozinhos eles são bons, porém juntos são ideias. Por isso, quando unimos o conjunto de ações estratégicas do marketing, que agem em prol de facilitar e impulsionar a área de vendas, tudo se torna mais simples no caminho do sucesso. Resumidamente, quando falamos em estratégias de marketing, estamos falando em 2 fatores SUPER importantes para o desenvolvimento do seu plano de vendas:
  1. Estratégia: a coordenação conjunta de ações em prol de uma meta ou objetivo específico.
  2. Marketing: ações focadas em produtos, público-alvo, mercado e promoções do que oferece ao seu cliente.
Logo, as estratégias de marketing unem ações direcionadas para um objetivo maior (vender mais, converter mais e fidelizar mais). O marketing, estrategicamente, é algo super importante para você ter sucesso em vendas. Ele também é o gancho para o nosso próximo tópico. Abaixo você conhecerá AS 10 MELHORES DICAS PRÁTICAS PARA VOCÊ APRENDER A COMO VENDER. Isso utilizando o ciclo de vendas e o marketing. Parece ótimo, não é? E é! Vejamos:

As 10 melhores dicas de vendas para empreendedores

#1 – Conheça bem o seu cliente, e saberá como ganhar a atenção dele:

Já começamos com uma das dicas mais essenciais de todos. Uma dica que envolve o ativo mais importante da empresa: o cliente. Pare agora, respire e se pergunte com veemência: você realmente conhece o seu cliente? Se a resposta for sim, parabéns, você já tem 50% do que é necessário para aprender como vender. Se a resposta for não, então é hora de pôr a mão na mesa. O conselho aqui são 3 técnicas: Estude essas 3 técnicas, e você terá  direção inicial sobre como lidar com o seu cliente. Essa dica está em primeiro lugar por que o cliente sempre precisa estar em primeiro lugar!

#2 – Conheça bem a concorrência.

É claro que a vitória (ou derrota) das suas vendas dependem de fatores externos incontroláveis, como a economia, por exemplo. Porém, existem fatores externos que são totalmente possíveis de serem administrados, como a concorrência, por exemplo. Vocês já leram a estratégia do oceano azul? É um livro que explica que entender o que a concorrência faz não significa imitá-la (o livro propõe inclusive que se faça ao contrário, e fuja de ambientes com alto nível de concorrência desenvolvendo novos produtos e serviços) A técnica aqui é o estudo da sua concorrência, não para se diferenciar deles (isso não vai garantir o aumento das suas vendas), mas para a criação de novos produtos e serviços. Como empreendedor você precisa ver o que já está sendo feito, anotar e pensar o que não está sendo feito e tem demanda para a sua empresa. Como aumentar as vendas depende de criatividade, essa é a hora de ser criativo! Se vender um produto está difícil, pense em outro produto, outra área, outro cliente. Só analise se a sua concorrência não faz isso já.

#3 – Analise os fatores internos e externos.

Outra pesquisa importante a ser feita é a pesquisa SWOT. (caso não conheçam tem um link aqui falando sobre ela aqui) Essa pesquisa é responsável por analisar diversos fatores importantes para uma empresa, como: os fatores internos (forças e fraquezas da empresa), e os fatores externos (concorrência e ameaças gerais). A dica, e técnica, é desenvolver essa pesquisa constantemente. Olhe para a sua concorrência e para sua empresa e entenda quais ameaças o mercado te traz. Olhe internamente para os seus processos e se questione como melhorá-los. Não tem um tempo exato, mas seria interessante você fazer um SWOT de 1 em 1 ano, ou quando for lançar um novo produto ou serviço.

#4 – Crie (ou revise) processos internos e comerciais

Ainda falando sobre processos internos, um dos mais importantes é o processo comercial. Saber, estrategicamente, como serão as metas e focos de vendas é extremamente importante para você se manter um empreendedor de topo! Realize ações sempre se baseando em processos sólidos, como: Busque formas de vender de uma forma inteligente e inovadora.

#5 –Invista em Marketing

Quem gera oportunidades, desejo e demanda para a sua empresa? Acertou, o setor de marketing. Muita gente fala que não vê o valor que o marketing tem para o processo de negócios da empresa. Como empreendedor, você precisa ver esse valor. Já falamos aqui no blog, nesse post, sobre a importância de uma estratégia de marketing, alinhada com uma de vendas. Entenda como a sua empresa pode utilizar as diversas vertentes do marketing (de conteúdo, digital, de relacionamento, guerrilha) e alinhe a sua estratégia de vendas com ele. Marketing = geração de oportunidades. Geração de oportunidades = FORMA PRÁTICA DE VENDER!.

#6 – Faça parcerias estratégicas com outras empresas do ramo

A época aonde as empresas se digladiavam para conseguir um pedaço do mercado acabou. Hoje em dia, até entre concorrentes é possível gerar uma competição saudável e parcerias inteligentes. Essa dica é essencial para você que tem uma empresa em um mercado competitivo. Ou caso seja um empreendedor começando bem do 0. Ás vezes, é necessário que você busque parceiros da mesma área, diminua o seu lucro, porém continue na ativa. Estratégia é isso. Dar um passo para trás, visando 4 para frente.

#DICA BÔNUS: Negociação - A habilidade necessária para o empreendedor:

Muitos pensam que negociação se trata de “forçar sua vontade sobre outra pessoa, porém, de longe, não é isso mesmo. Como empreendedor você lidará com diversas resistências no caminho. A negociação é uma arte utilizada há anos e pode ser usada para tratar dessas resistências. Você busca o que é melhor para você, negociando termos que sejam de fácil acesso para o receptor. Em outras palavras, você busca uma opção que seja significativamente boa para você, e para a outra pessoa. Negociar tem a ver com buscar o melhor acordo sempre, mesmo que isso envolva não conseguir o melhor para você. É claro que isso não é fácil em nenhum nível. Como empreendedor, você pode encontrar pessoas no caminho que oferecerão:
  • resistência para falar com você
  • problemas na hora de fechar um acordo
  • desentendimento do seu processo de negociação
Mas mesmo assim, no geral, negociar ainda é um caminho justo e escalável para fechar uma venda, por exemplo. Além de que esse tipo de ação traz resultados e novos negócios para a sua empresa, e te ensinar a lidar com qualquer situação no mundo dos negócios. Vamos te dar abaixo 6 dicas de ouro para negociar como um ninja.

As 6 dicas da negociação para empreendedores:

  1. Faça sempre com que a pessoa termine a negociação achando que saiu ganhando. O seu esforço e tempo gastos nisso será menor, além de que pessoa tende a sair mais tranquila e leve.
  2. Ouça sempre tudo o que for dito. Apenas ouvindo bem o que a pessoa está falando que você conseguirá entender os pontos em comum, de resistência e as metas da pessoa. Prestar atenção é tudo.
  3. Utilize técnicas como a PNL, por exemplo. Técnicas de psicologia funcionam muito bem na hora de negociar e podem te ajudar a fechar negócios com mais facilidade e inteligência emocional.
  4. Tenha sempre um trunfo na manga para as horas de aperto, ou momento final. Toda vez que você for começar a negociar com alguém, nunca entregue logo o ouro de cara.
  5. Paciência e calma são duas habilidades que você precisará desenvolver se quiser se manter negociando da forma correta. A pressão e o estresse da negociação não podem interferir no seu resultado final.
  6. Sempre comece cobrando mais do que oferece. A ideia é você abrir concessões durante a negociação, se você já começar entregando tudo, é bem provável quem em algum momento não tenha mais nada para oferecer. Deixe tudo de melhor para o final.

Conclusão? Entendeu por que saber como vender é importante para um empreendedor?

Não pense vender é algo fácil, pois não é. Exige comprometimento e esforço contínuo. Comece lendo as nossas dicas e testando o que funciona para você. O estudo sempre será a melhor opção para empreendedores que querem aprender a vender. Não tem como dar errado, acredite.
Quer utilizar a tecnologia à seu favor e se tornar um vendedor moderno? Veja nosso guia e aprenda como! Leia aqui o nosso post com as maiores dicas de produtividade para tornar os seus vendedores, ninjas de venda.
Vá com calma, testando tudo e com certeza você terá bons resultados. Quando isso acontecer, volte aqui e conte para nós! Se tiver ficado qualquer dúvida, ou caso tenha alguma sugestão quanto ao tema, é só deixar nos comentários abaixo.

Compartilhe:

A utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO está condicionada aos Termos e Condições de Uso Aplicáveis e a Política de Privacidade abaixo:

1. ACEITE A POLITICA DE PRIVACIDADE

1.1. Ao se cadastrar no Aplicativo ou no Site, e utilizar o “QUALIFICA”, o USUÁRIO reconhece que está consentindo expressamente e livremente, com a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO informados no cadastro, na seleção do PLANO PAGO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA”, para as finalidades e de acordo com as condições previstas no presente instrumento.

1.2. O USUÁRIO reconhece que a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, é condição indispensável para a utilização do “QUALIFICA”, nos termos previstos no Artigo 9º, §3º, da Lei nº. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

2. ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

2.1. A MLEARN se reserva o direito de modificar, incluir e/ou alterar as condições da presente Política de Privacidade, a qualquer tempo, a seu exclusivo critério e independente de aviso prévio do USUÁRIO, sendo que tais alterações passarão a vigorar imediatamente após a publicação das alterações no Aplicativo ou no Site.

2.2. A MLEARN recomenda que o USUÁRIO releia regularmente a Política de Privacidade, para verificar as últimas atualizações. Caso o USUÁRIO não concorde com qualquer modificação, inclusão ou alteração na Política de Privacidade, o USUÁRIO deverá cessar o uso do “QUALIFICA”.

3. DADOS E INFORMAÇÕES COLETADOS

3.1. No ato do cadastro o USUÁRIO fornece os seguintes dados pessoais a MLEARN: (i) nome completo; (ii)conta de e-mail; (iii)número de celular.

3.2. Caso o USUÁRIO selecione um PLANO PAGO, o USUÁRIO fornece a MLEARN na Página de Seleção do Plano Pago os seguintes dados: (i) nome completo; (ii) número de CPF; (iii)número de celular; (iv)endereço completo; (v) dados do cartão de crédito.

3.3. No decorrer da utilização do “QUALIFICA” o USUÁRIO poderá, a seu exclusivo critério, fornecer os seguintes dados a MLEARN: (i) classificações e opiniões emitidas sobre os cursos, conteúdos e demais funcionalidades disponíveis no “QUALIFICA”; (ii) definições de preferências e configurações no seu cadastro.

3.4. No decorrer da utilização do QUALIFICA, a MLEARN coleta automaticamente as seguintes informações relacionadas ao uso do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO: (i) atividades realizadas pelo USUÁRIO no “QUALIFICA”, como como inscrições em cursos, lições finalizadas, certificados recebidos e funcionalidades utilizadas; (ii) IDs ou outros identificadores únicos de aparelhos, características de aparelhos e software, informações sobre a conexão, estatísticas sobre visualizações de página, URLs de origem, endereço de IP (pode nos indicar sua localização geográfica geral), navegador e dados padrão de logs de servidores da Internet; (iii) informações coletadas pelo uso de cookies, pixels, web beacon, memória cachê dos servidores e outras tecnologias, incluindo dados de anúncios.

4. FINALIDADE

4.1. A MLEARN utilizará os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, para as seguintes finalidades, com as quais o USUÁRIO expressamente declara ter pleno conhecimento e concordância ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA”: (i)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (ii)para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (iii)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO; (iv)para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral; (v)para a proteção do crédito (incluindo medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais); (vi)para garantir o cumprimento dos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, incluindo o combate à fraude ou a prática de quaisquer ilícitos; (vii)para enviar ao CLIENTE qualquer comunicação prevista nos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, na Política de Privacidade, ou nos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO.

4.2. Ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA” o USUÁRIO expressa e livremente consente com a realização pela MLEARN da coleta e utilização das informações relacionadas nos itens 3.3 e 3.4 acima, para as seguintes finalidades: (i) para viabilizar a utilização do “QUALIFICA”; (ii) para atender a interesses legítimos da MLEARN;

(iii) para viabilizar a prestação do suporte remoto; (iv) para fins de produção de relatórios estatísticos de audiência dos cursos, conteúdos e funcionalidades do “QUALIFICA” utilizados; (v) para o planejamento comercial e de marketing do “QUALIFICA”; (vi) para melhorar a personalização dos cursos, conteúdos e funcionalidades disponibilizadas ao USUÁRIO através do “QUALIFICA” e melhorar a experiência do USUÁRIO.

5. COMPARTILHAMENTO COM TERCEIROS

5.1. A MLEARN não compartilhará, nem tampouco fornecerá a terceiros os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo nas hipóteses previstas a seguir: (i)para seus representantes, prepostos, empregados, gerentes ou procuradores, bem como para parceiros e terceiros que prestem serviços ou trabalhem em nome da MLEARN, incluindo previsão contratual de dever de manutenção da confidencialidade das informações por esses parceiros e terceiros; (ii)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (iii)para a disponibilização em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal disponibilização; (iv)para o exercício e defesa de quaisquer direitos da MLEARN, no âmbito de processos judiciais, administrativos ou arbitrais; (v)para o compartilhamento de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (vi)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, a Política de Privacidade, aos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, ou de medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais.

5.2. Caso o USUÁRIO esteja utilizando o “QUALIFICA” mediante contrato firmado por um PARCEIRO COMERCIAL, ou por TERCEIRO FACILITADOR, a MLEARN poderá compartilhar os dados do “USUÁRIO” e as informações coletadas em decorrência da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO ao respectivo PARCEIRO COMERCIAL ou ao respectivo TERCEIRO FACILITADOR.

6. DADOS COLETADOS ATRAVÉS DOS LINKS

6.1. O USUÁRIO reconhece que ao acessar os links disponíveis no “QUALIFICA” que remetem a websites, conteúdos ou recursos de terceiros, terceiros poderão coletar, utilizar, armazenar e compartilhar outros dados do USUÁRIO, os quais não são controlados pela MLEARN. Ciente disto, o USUÁRIO expressamente concorda que a MLEARN não se responsabilizará pelos dados coletados, utilizados, armazenados ou compartilhados por terceiros, nem tampouco pela política de privacidade dos mesmos. Ao acessar os links, recomendamos que o USUÁRIO leia a política de privacidade de cada website, conteúdo ou recurso acessado.

7. HOSPEDAGEM DOS DADOS E INFORMAÇÕES

7.1. Os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, poderão ser armazenadas em servidores de seu data center ou de terceiros contratados, a critério único e exclusivo da MLEARN.

8. SEGURANÇA

8.1. A MLEARN adota medidas de segurança administrativa, física e eletrônica para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, contra perda ou roubo, acesso não autorizado, divulgação, cópia ou uso indevido.

8.2. O USUÁRIO reconhece que apesar das medidas de segurança adotadas pela MLEARN para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, dada a própria natureza da transmissão de informações através da internet, não é possível garantir que as informações transmitidas por este meio sejam absolutamente invioláveis, não podendo a MLEARN garantir a segurança de qualquer informação transmitida pelo USUÁRIO a MLEARN por meio da internet.

8.3. O USUÁRIO reconhece ainda que nenhum equipamento, software, servidores de dados, servidores de aplicações ou data centers está imune a invasão ou ataque de “hackers” ou qualquer outro agente malicioso. Desta forma, a MLEARN não será responsável por qualquer dano, utilização ou divulgação de dados e informações do USUÁRIO, resultantes dos referidos ataques.

8.4. Os dados pessoais do USUÁRIO são protegidos por CREDENCIAIS DE ACESSO criadas pelo próprio USUÁRIO, o único responsável por manter a guarda e confidencialidade de suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”, além de ser o único responsável por qualquer atividade que ocorra com as suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”.

9. CONFIDENCIALIDADE

9.1. A MLEARN se compromete a manter a privacidade e confidencialidade sobre os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo se a utilização dos mesmos, for expressamente autorizada por força deste instrumento.

9.2. Sem prejuízo do disposto nos itens acima, a privacidade e confidencialidade deixam de ser obrigatórias, se comprovado documentalmente que as informações relacionadas aos dados pessoais do CLIENTE e demais informações coletadas: (i) Estavam no domínio público na data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago; (ii)Tornaram-se partes do domínio público depois da data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago”, por razões não atribuíveis à ação ou omissão das partes; (iii)Foram reveladas em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal revelação.

10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.