Como criar uma cultura de educação continuada em sua empresa?


Uma empresa que mantém seus colaboradores atualizados com as novas práticas do mercado e estimulam a constante aprendizagem, estão investindo em seu maior patrimônio.

Afinal, investir nos colaboradores que estão estudando continuamente, sempre será um bom negócio! Já se foi o tempo em que as pessoas “concluiam os estudos” e podiam contar com  alguma posição confortável no mercado de trabalho.

Atualmente, isso já nem faz mais sentido. A velocidade das mudanças não permite que as pessoas fiquem paradas, esperando que algo aconteça. É preciso permanecer em busca de evolução contínua. 

Mas, manter isso pode ser difícil e caro. Nem todos os profissionais estão inclinados a continuar mantendo despesas com educação, ainda que percebam a necessidade. E é nesse momento que a empresa precisa entrar em cena e agir para que os colaboradores não percam o desejo de se atualizarem.

Garantir que a equipe esteja em conformidade com as mudanças atuais, que esteja antenada com tudo que está acontecendo no mundo, também gera inúmeros benefícios para a empresa, não apenas para o colaborador. 

Somente um time que está em constante aprendizagem e está apto para aplicar o que há de mais novo no mercado, é capaz de ter bons insights, gerar ideias criativas, pensar fora da caixa, e até mesmo propor inovações para atividades que até então não se percebia a necessidade de mudanças.

Essa capacidade de gerar inovação está muito ligada às empresas que conquistam mais resultados e estão à frente em seus mercados. Portanto, se o objetivo é se destacar, criar uma cultura de educação continuada é o caminho rápido para atingir essa meta!

E para apoiar os seus objetivos, nesse artigo nós vamos destacar os principais fatores que podem ser implementados no negócio visando a educação continuada do seu time interno.

O que é educação continuada

Afinal, do que se trata exatamente a educação continuada

Muitas dúvidas giram em torno desse termo, por isso vale a pena abrir um parênteses e refletir um pouco sobre esse tema, pois é bem comum que as pessoas confundam educação continuada com uma sequência de forma “linear e estruturada” de estudos acadêmicos/formais. 

Ou seja, se concluir uma graduação, devo entrar em uma pós-graduação ou MBA. Ao término da pós-graduação, devo ir para o mestrado… E, não é disso que se trata!

Embora a educação continuada possa se dar dessa forma, em um âmbito mais amplo, estamos nos referindo ao fato de que nunca é tarde para aprender ou que sempre devemos estar aprendendo algo novo. Estamos nos referindo a todo e qualquer conhecimento, não apenas aqueles que são oferecidos por Faculdades ou Universidades.

A educação continuada diz respeito à constante qualificação do colaborador, seja no âmbito profissional ou pessoal. 

Ela pode ser uma aprendizagem pós-ensino formal, digamos assim, e é fundamental para manter o conhecimento constantemente atualizado. É esse motivo que leva muitas empresas a investirem para que seus times internos mantenham o constante processo de aprendizagem, se destacar da concorrência gerando mais ideias criativas e inovadoras.

Como surgiu o processo de educação continuada

Este não é exatamente um conceito novo, pois muitos profissionais já o praticavam de modo informal, visando manterem-se competitivos em suas carreiras. 

A diferença é que agora, as empresas sentem a necessidade não apenas que os profissionais tornem isso uma rotina, como também querem estimular aqueles colaboradores que não buscam novos conhecimentos de forma proativa.

Assim, o processo de educação continuada nas organizações surge da necessidade de manter seu time em constante atualização sobre o mercado e inovações em um conjunto de esforços para que a equipe acompanhe as mudanças e mantenha-se alinhada a melhores práticas, seja da metodologia executiva ou tecnológica.

Sabemos que são as capacidades e habilidades técnicas e comportamentais da equipe que ajudam a organização a manter-se competitiva, sendo dessa forma, uma prática muito desejável no meio empresarial que os colaboradores mantenham-se sempre estudando novos modelos, seja para ampliar hard skills ou soft skills.

Independente da área de atuação da empresa ou do colaborador é fundamental que o processo de aprendizagem não seja interrompido por longos períodos sob o risco de defasagem do conhecimento e de novas metodologias de trabalho.

Como definir um programa de educação continuada

Antes de falar como definir, vamos reforçar os benefícios da educação continuada para a empresa e para os colaboradores. 

Assim, têm-se a clareza de como esse tipo de projeto contribui para o crescimento e desenvolvimento de todos.

As vantagens são diversas, mas podemos citar algumas como:

  • Melhora na qualidade técnica

  • Maior segurança sobre o que está sendo produzido

  • Mais valorização dos colaboradores

  • Profissionais mais qualificados

  • Aumento da criatividade e inovação

  • Melhora de performance 

  • Melhora na produtividade, entre outros.


Ok! Agora que já entendemos que existem muitos benefícios, vamos ver como implantar isso na prática.

Para criar uma cultura de educação continuada em sua empresa é importante levar em consideração, contexto, equipe, grau de escolaridade, faixa etária, cultura atual, apoio da gestão, entre outros fatores.

Isso é bem relevante, pois vai determinar o sucesso ou não do projeto. 

Imagine que a empresa decida implantar a cultura de educação continuada e os colaboradores exijam se dedicar a isso durante alguns minutos durante o expediente. 

É importante que a empresa ouça essa solicitação e crie políticas para que aconteça, estabelecendo por exemplo o tempo que pode ser usado para tal atividade.

Por outro lado, não adianta muito se a empresa estimular a cultura de educação continuada e depois não permitir que seus colaboradores utilizem esse tempo. É preciso orientar os gestores a aceitar, incentivar e acompanhar a equipe, pois caso contrário, será apenas uma “cultura de fachada”.


Portanto, há basicamente dois fatores a serem considerados na implantação dessa cultura:

  • Incentivo da Empresa

  • Adoção de métodos, ferramentas e tecnologias

Agora que a empresa incentiva e quer ver o colaborador se engajar no processo de educação continuada, é preciso oferecer mecanismos para que exista uma base de conhecimentos que permita que esse projeto aconteça.

Para isso, a empresa deverá criar fóruns, blogs, ferramentas internas de estudos e também fazer parcerias externas para ampliar o escopo e áreas de estudos disponíveis. 

Essas parcerias podem ser realizadas com universidades, escolas técnicas ou empresas especializadas em oferecer esse tipo de serviço, como é o caso do Qualifica Cursos.

A nossa proposta é trazer todos os conhecimentos necessários para qualificar as diversas áreas de uma empresa, através de uma plataforma online, onde o colaborador possa acessar de qualquer lugar que esteja. 

Além disso, nossa plataforma permite que o gestor acompanhe o desenvolvimento do colaborador, verifique se ele está realmente se capacitando e pode solicitar que ele entregue o certificado de conclusão de curso que é disponibilizado pela plataforma.

Como você pode ver, implantar uma cultura de educação continuada não é algo complexo, mas requer apoio da alta direção e facilitação da empresa.

 

E se você quiser começar a investir agora na cultura de educação continuada para os seus colaboradores com o apoio do Qualifica Cursos, acesse nosso site e solicite nosso contato!


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