O tempo fechou e o clima ficou pesado na equipe? Entenda as possíveis causas e crie ações para fazer esse tempo ruim passar!

Que atire a primeira pedra quem nunca entrou em uma equipe com clima ruim! Somos capazes de apostar que só mesmo quem nunca esteve em uma empresa, quem nunca trabalhou, que pode fazer isso! Mas... não faça, não atire pedras, pois elas voltam… e você ainda poderá ter essa experiência alguma vez na vida!

Claro que estamos usando essa expressão como metáfora para a dificuldade que é lidar com um clima ruim dentro da equipe, mas assim como vários momentos da vida, esse é um daqueles que temos certeza de que em algum momento irá acontecer.

Porque não tem jeito, onde há uma ou mais pessoas, é quase possível haver desentendimentos, falhas na comunicação, comportamentos inadequados, entre outras atitudes, que levarão fatalmente a uma situação que criará um clima negativo.

E não é difícil perceber que isso está acontecendo, mas há alguns fatores que podem dificultar que o problema seja resolvido imediatamente.

Como identificar um clima ruim

Você já deve ter visto ou sentido o quanto isso é ruim e como afeta a todos, mesmo aqueles que não estão diretamente envolvidos sofrem os impactos desse problema. 

O desafio não é evitar que isso ocorra, pois vai acontecer em um momento ou outro. 

O clima ruim se estabelece quando há existência de brigas, competitividade negativa, fofoca, puxões de tapete, falta de empatia, falta de apoio, inflexibilidade, falta de comunicação são atitudes mais evidentes, mas também pode ocorrer a famosa “guerra fria”, onde apesar de tudo aparentar calma, está cada um por si naquele local, ninguém se fala, ninguém se entende, ninguém se ajuda, e ninguém, absolutamente ninguém dá o primeiro passo para resolver a questão.

O maior desafio é lidar com isso de forma ágil, saudável e madura, ter atitude para mudar o ambiente e agir para que as pessoas saiam desse clima negativo que torna o ambiente da empresa ruim.

Esse clima negativo entre a equipe vai passar, mas é importante que você não espere sem tomar nenhuma atitude, porque sem intervenção ele ficará pior, e quanto mais tempo entre a primeira ocorrência e a solução, mais caótico o ambiente pode se tornar.

Por isso, hoje nós vamos apresentar algumas ideias para te ajudar a identificar e resolver o clima ruim assim que você detectar a mínima presença dele. 

Ligue seus radares e venha com a gente aprender como lidar melhor com isso!

Como melhorar um clima ruim

Se não se passa um dia sem ter algum problema de relacionamento na equipe, isso quer dizer que o clima realmente não está dos melhores.

Para que um clima negativo se prolongue por muito tempo é essencial que as pessoas que compõem o grupo não estejam dispostas a resolver os problemas, não desejem ter um diálogo adulto, não apresentam empatia, e por alguma razão desconhecida ou conhecida, não querem dar o primeiro passo para que a solução aconteça. 

Obviamente, se essa equipe tem uma liderança, esta estará sendo, de certa forma, conivente com o ocorrido, ou até estimuladora, já que que devia estar atuando para eliminar o problema e nada está sendo feito.

Se você quer realmente mudar o clima ruim dessa equipe, é preciso agir. É preciso tomar decisões e aceitar consequências de ter que, por exemplo, realizar algumas punições previstas no manual de conduta da empresa ou até mesmo desligamentos, se o colaborador de fato não estiver interessado em mudar comportamento.

Mas, mesmo que isso esteja ocorrendo por causa de um colaborador apenas, ou vários, todos da equipe devem passar por processo de aprendizagem para evitar que isso venha a acontecer novamente.

Seja como for, nós vamos te apresentar 6 passos fundamentais para melhorar o clima ruim entre a equipe para que você possa ter um ambiente produtivo e saudável novamente:

  1. Treinamento de Líderes

O líder tem papel essencial no clima existente na equipe. Ele precisa ser a pessoa que tem maior domínio e controle emocional para lidar com conflitos. Saiba como desenvolver um Plano de Desenvolvimento Intelectual!

É através da postura e do exemplo que o líder passa, que os colaboradores tomam suas decisões. Se temos um líder que prefere se isentar na hora de resolver um conflito, ele dá margem para que isso cresça e seja resolvido de formas muito ruins.
Assim, se a sua empresa está com líderes que precisam adotar uma nova postura diante de crises em suas equipes, é fundamental que eles sejam treinados, pois essa habilidade pode, e deve, ser desenvolvida por todas as lideranças.

  1. Pesquisa de Clima

Não consegue identificar as causas do clima ruim entre a equipe, ninguém assume a responsabilidade e por mais que o líder intervenha, nada é resolvido?

Uma boa maneira de encontrar o problema é na pesquisa de clima, que se na sua empresa tiver data específica para acontecer, poderá ser antecipada. Otimize os conflitos internos para melhorar o clima!

Ao perceber que existe um espaço para falar de forma anônima, as pessoas se sentirão mais seguras para expor seus reais problemas. 

  1. Melhora da Comunicação Interna

Sem dúvida, a comunicação interna da empresa tem papel crucial na gestão de crises.

Se a empresa está enfrentando um clima ruim na equipe e não se posiciona, o recado que é transmitido é que ninguém se importa ou ninguém está vendo os problemas, portanto, eles podem continuar.

Além disso, cria o ambiente perfeito para a rádio peão disseminar informações que não são reais, tornando o clima ainda pior.

  1. Crie canais abertos com o RH

 Nem sempre a pesquisa de clima irá resolver uma questão mais imediata, e por causa disso, é interessante manter um canal aberto entre os colaboradores e o setor de Recursos Humanos, para que suas questões possam ser ouvidas e acolhidas. 

O clima pode ser restabelecido mais rápido se as pessoas souberem onde e como buscar apoio e solução.

  1. Dê Feedbacks 

Sabia que muitas vezes um clima negativo se forma por ausência de feedbacks? 

As pessoas não sabem como está o seu trabalho, não sabem como melhorar ou não recebem créditos por seus feitos. Isso pode gerar desavenças, ciúmes, desestímulos.

Para evitar um clima ruim entre a equipe procure dar feedbacks imediatos e não só aqueles formais, que a empresa pede. Esses feedbacks devem ser feitos de forma individual e em grupo.

  1. Crie ações motivacionais

E também eventos de integração entre a equipe, além de criar a rotina de treinamentos em equipe.

Às vezes, o que falta é que as pessoas se conheçam um pouco melhor, entendam desafios pessoais de cada um, saibam como o colega funciona, quais são os seus interesses, hobbies, coisas que ele valoriza.

Essa integração ajuda muito a equipe a se compreender e aumenta a empatia do grupo. 

Agora que você já tem essas dicas em mãos, está na hora de criar um plano de ação e eliminar esse clima ruim da sua equipe de uma vez por todas! 

Empresas mais produtivas e inovadoras possuem times unidos, engajados e integrados!


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13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.