Quer melhorar seus indicadores de vendas, e ter a certeza de que seu time está dando seus 100%?

Então, você precisa aprenda como motivar uma equipe, mesmo quando as coisas ficam difíceis. Quando falamos em motivação, não estamos falando em puramente dar tapinhas nas costas dos seus colaboradores, e agradecer um bom trabalho. A motivação é algo muito além disso. Ela se trata de ações reais que, além de manterem seu time de vendas focado em seus objetivos, fazem com que seus colaboradores queiram cumprir a missão mais rápido, com mais garra e vontade. Por isso, não pense que a motivação tem a ver apenas com discursos motivacionais bobos. Ela é uma ligação de disciplina, foco e comprometimento. E por esse motivo, é tão importante de ser executada pelos gestores.
Leve a sua carreira gerencial para um outro nível de sucesso e produtividade. Leia nosso guia completo do gerente campeão! Existem 13 dicas fundamentais para aumentar as vendas da sua empresa. Entenda cada uma delas aqui!
No post de hoje, falaremos sobre o porquê de motivar a sua equipe, como e quais são as melhores técnicas e dicas para conseguir fazer isso. Tá precisando deixar a galera mais comprometida com a causa? Quer uma equipe unida e que aja como uma? Quer seus vendedores com "sangue nos olhos" atrás das metas a serem batidas? Então, continue lendo o nosso texto e você terá dicas valiosas de como transformar uma equipe comum, em uma super motivada e focada! Ah, no final do texto ainda vai ter um super bônus, então aconselhamos que você leia até o final. Se tiver qualquer dúvida ou sugestão sobre como motivar uma equipe, é só deixar nos comentários. Boa leitura!

A importância de ter uma equipe motivada

Um dos pontos essenciais para qualquer negócio se manter vivo é o funcionamento dos setores. Sejam equipes comerciais, operacionais ou técnicas, se elas jogarem "um meio de campo" integrado e sincronizado, a empresa irá para frente, negócios serão feitos e todos lucrarão com o sucesso coletivo. Por isso, muitos gestores se questionam como motivar uma equipe, fazendo com que elas mantenham o impulsionamento do faturamento da empresa, uma maior entrega de resultados e uma produtividade monstra! Para isso tudo acontecer, depende de apenas um fator: a motivação humana.

Por que você precisa saber como motivar uma equipe:

O incetivo ou estímulo constante de um comportamento (seja bom ou ruim), é o que propulsiona grandes mudanças. Esse incentivo motiva, e podemos dizer que:
  • a motivação é o que faz os grandes atletas conseguirem correr mais 1 quilômetro mesmo quando já estão em seu limite físico.
  • a motivação é o que faz você chegar mais longe, e trabalhar mais 4 horinhas naquele projeto, mesmo quando você já dedicou mais do que necessário no dia.
  • a motivação é o que faz você não comer o que não pode, pois está focada na sua dieta.
Todos esses exemplos, não importa se de cunho pessoal ou profissional, demonstram que a motivação é mais do que apenas um "empurrãozinho". Ela pode ser um "empurrãozão", e o melhor, em direção ao sucesso. Com a alta, e muitas vezes desleal, competitividade do mercado, as empresas já saem perdendo se não tem funcionários que sejam colaboradores dedicados, focados e comprometidos com seus objetivos. Esses funcionários precisam enxergar através do trabalho, algo além da sua função. Pode ser uma realização pessoal, profissional ou uma meta coletiva. Só com um olhar que enxergue além da obrigação, que os colaboradores se motivarão de verdade para cumprir algo.

Como motivar uma equipe: cuide primeiramente da sua motivação pessoal

Como gestor, é necessário que você entenda que a motivação da sua equipe depende de você. Eles não se sentirão motivados caso você não passe essa motivação genuinamente, e diariamente para eles. Veja bem, o que a maioria dos gestores erra no tocante de como motivar uma equipe, é o pensamento de que motivar é uma ação única. Basta apenas um discurso, um feedback, uma orientada e pronto, seus colaboradores se manterão nesse caminho para sempre. Isso não poderia estar mais errado. A motivação é um ato contínuo. Ela exige que você entregue, em pequenos pedaços, motivos pessoais para a sua equipe cumprir suas metas. Por exemplo: se você tem uma equipe que se importa muito uns com os outros, que seja unida e que resolva tudo junto, utilize isso para motivá-los. Você pode, por exemplo, montar um placar individual de metas. Ponha-se a disposição para ajudar a equipe, e cada colaborador individualmente. Mesmo assim, dê a liberdade para que os funcionários se ajudem, incentive esse tipo de comportamento, e dê ferramentas para eles se manterem unidos. Monte um trabalho de mentoria, premie os melhores mentores, mostre que a equipe pode chegar lá, se chegar junto. O exemplo acima nada mais é do que o foco em um motivo pessoal (a equipe ser unida e se importar uns com os outros), gerando um benefício para a empresa (alcance das metas, resultados). Como gestor, não pense que a motivação é algo puramente profissional. Ela começa no pessoal, e precisa ser alimentada. De outra forma, ela tende a se esfriar e a equipe dará aquela desmotivada.

As 5 melhores dicas de como motivar uma equipe desmotivada

Vamos para a parte prática? Agora queremos te dar 5 dicas de como, na prática, manter o seu time motivado, unido e focado em resultados. Ah, só tenha em mente que essas dicas não são supremas, e cada uma delas pode funcionar melhor ou não, para a sua equipe. O segredo aqui é testar todas, entendendo o que gera mais valor e produtividade a longo prazo. Enfim, vamos lá:

1 - Fale a verdade, somente a verdade e acima de tudo a verdade para a sua equipe.

Essa frase, muito usada nos tribunais de filmes americanos, traduz perfeitamente como deve ser a relação dos gestores com a sua equipe: transparente. Como você espera que seus colaboradores deem 100% (às vezes até 110&) de esforço, se você não abre o jogo com eles sobre o momento da empresa, o motivo e lógica de suas metas e suas bonificações. Eles serão responsáveis por fazer o trabalho do time dar certo, então você precisa ser o responsável por manter esse time unido e informado. Converse sempre com a sua equipe, sabendo ouvi-la e entendê-la de uma forma verdadeira. Ouça seus feedbacks, e jogue limpo. Com certeza eles reconhecerão a sua lealdade, e agirão motivados para fazerem tudo dar certo.

2 - Elogie em público, corrija individualmente.

Todo mundo gosta de se sentir especial, certo? Por menor que seja o seu ego, é bem provável que um comentário positivo ou um elogio anime, nem que seja um pouquinho, o seu dia. Por isso, cabe aos gestores elogiarem e reconhecerem os esforços de seus funcionários publicamente. Deixe todos saberem quando alguém da equipe fizer algo muito bom, e, da mesma forma, deixe a empresa saber quando a equipe toda realizar um grande feito. Essa é uma das formas de manter a equipe realizada, e reconhecer sua importância. Agora, puxando um contraponto do exemplo, quando alguém fizer algo não tão bem-feito, você precisará corrigi-lo individualmente. A ideia que todos gostam de ser elogiados em público, também tem seu contraponto: ninguém gosta de ser chamado atenção na frente de todos. Então, é necessário que você tenha timing e sensibilidade de conversar com seus funcionários individualmente, e aí então dar "um puxão de leve" em suas orelhas. Lembre-se: a correção é para o funcionário, então não tem motivo pelo qual toda a empresa deva saber. Isso gera lealdade e confiança mútua entre vocês dois. E esses dois fatores são super importantes para a motivação individual da equipe.

3 - A positividade ainda ganha.

Não há como motivar uma equipe sem ser positivo. Se existe alguém que precisa ver o copo meio cheio sempre, esse alguém é o gestor do time. Se por algum acaso as suas vendes estagnarem, ou a sua equipe apresentar uma situação não tão favorável, ao invés de sair apontando dedos e demitindo pessoas, que tal ser positivo? Não positivo ao ponto de ser ingênuo, mas positivo ao ponto de tentar genuinamente entender a situação, e estimular seus colaboradores a cavarem a própria saída. Muitas pessoas acreditam que a positividade é uma fraqueza. Que ela demonstra uma moleza por parte dos gestores. Parafraseando o compadre Washington:" sabe de nada, inocente". A positividade é um propulsor de coisas boas. Quando tudo tiver dando errado e todos estiverem procurando a pessoa mais próxima para culpar, pare tudo. Respire. Conte até 10. E diga para a sua equipe que tudo ficará bem. Em seguida, tente mapear o que deu errado, e comece a pensar soluções de como virar o jogo de uma forma estratégica e prática. Pronto, isso é ser positivo. Não se trata de ficar parado esperando as coisas acontecerem, e sim de como motivar uma equipe verdadeiramente rápido, e com ações práticas.

4 - Valorize todas as ideias (até as ruins).

Saber ouvir é uma das habilidades mais necessárias para um gerente. E isso envolve saber escutar ideias, e valorizá-las. Podemos falar até mais do que isso, que é necessário que os gestores valorizem até as ideias ruins. Quando você abre um canal de comunicação verdadeiro, isso se torna não apenas uma forma de como motivar uma equipe, mas uma forma clara de dizer: "eu me importo com o que vocês pensam". Imagine aqui, o que tem mais chance de dar certo: uma equipe que tem liberdade de dar ideias (até ruins) para os seus gestores, e saber que serão ouvidas ou uma equipe que não tem voz? Qual das duas você acha que estará motivada a fazer um trabalho espetacular? A pensar fora da caixa? A buscar o resultado independentemente do quanto a ideia seja fora do padrão? A primeira opção, certo? Então seja esse propulsor. Aceite e estimule ideias. Nunca ache uma ideia ruim, ou demonstre que o seu colaborador não deveria ter pensado daquela forma. Utilize sempre a criação de novas ideias como gancho para motivar e levar sua equipe para onde é necessário.

5 - Defina metas, e as acompanhe de perto.

Quer descobrir realmente como motivar uma equipe? Dê metas a ela, e deixe claro que estará lá para ajudar a todos, e cada um deles. Mais do que isso, de fato esteja lá. Acompanhe as principais dificuldades de seus funcionários. Mostre que está do lado deles, para os momentos bons e ruins. Quando as metas são muito difíceis, a tendência é que alguns vendedores consigam sair do outro lado sozinho, porém que outros emperrem. Aos que conseguiram chegar lá, parabenize (publicamente). Aos que encontraram dificuldades, os acompanhe de perto, monitorando suas dúvidas e os liderando em direção ao caminho certo. Ações assim terão um impacto muito positivo no seu time, e farão com que eles se sintam motivados e comprometidos com você.

BÔNUS: 2o Frases para motivar equipe equipe de vendas

Bem, se você chegou até aqui deve estar comprometido em descobrir como motivar uma equipe de verdade. Por isso, resolvemos te dar um bônus, e entregar 20 frases motivacionais para você utilizar da forma que quiser com a sua equipe. Use em discursos, ponha em e-mails, envie para todos. Faça como quiser, o importante aqui é motivá-los. Então, vamos lá: “Todos são peças importantes no trabalho em equipe. Cada um representa uma pequena parcela do resultado final. Quando um falha, todos devem se unir para a sua reconstrução.” — Salvador Faria "Muitas Pessoas pensam que “vender” é o mesmo que “falar”. Mas os vendedores mais eficazes sabem que ouvir é a parte mais importante do seu trabalho". – Roy Bartell "Ganhar não é a coisa mais importante do mundo. Mas querer ganhar é". – Vince Lombardi "Você nunca encontrará tempo para nada. Se você quer tempo, você deve criá-lo". – Charles Robert Buxton "Sucesso é a combinação de fracassos, erros, começos errados, confusão, e da determinação de continuar tentando mesmo assim." – Nick Gleason "A vitória tem um sabor mais doce quando você provou do fracasso". – Malcolm Forbes "Pessoas extraordinárias tem uma coisa em comum: um senso incrível de objetivo". – Zig Ziglar

Algumas outras frases importantes:

"Você não consegue derrotar alguém que nunca desiste". – Babe Ruth "Falta de direção, não falta de tempo, é o problema. Todo mundo tem dias de 24 horas". – Zig Ziglar “É o grau do comprometimento que determina o sucesso.” — Alex batista Ramos “Sorte pode levar a um bom resultado. Trabalho e comprometimento são sinônimos de um bom resultado.” — Fred Teixeira “Quando trabalhamos coletivamente em prol de um objetivo, conquistamos o impossível.” — Jadson Barbosa "Excelência não é uma habilidade. É uma atitude". Ralph Marston "Cada escolha que você faz tem um resultado final". – Zig Ziglar "Eu não falhei, só descobri 10 mil caminhos que não eram o certo" – Thomas Edison "A questão não é quem vai me deixar, mas quem vai me impedir. – Ayn Rand “O segredo de um grande sucesso está no trabalho de uma grande equipe.” — Murillo Cinta de Oliveira Margarida “Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma, termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas.” — Ayrton Senna “O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.” — Michael Jordan

Conclusão: Aprendeu como motivar uma equipe de vendas?

E aí, está pronto para manter a sua equipe 100% motivada e pronta para alcançar resultados reais? Lembre-se sempre: a motivação é algo contínuo, e precisa ser renovada de tempos em tempos. Só assim para a sua equipe se sentir genuinamente estimulada. Leia nossas dicas, veja nossas frases e teste a nossa metodologia de motivação. Em poucos dias você já verá resultados.
Aprenda as técnicas que vão dar um levante na produção e qualidade do seu time! Quer descobrir estratégias que farão as suas vendas subirem como nunca? Leia nosso post completo aqui!
Se tiver ficado qualquer dúvida, ou caso tenha alguma sugestão sobre o tema, deixe nos comentários.

Compartilhe:

A utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO está condicionada aos Termos e Condições de Uso Aplicáveis e a Política de Privacidade abaixo:

1. ACEITE A POLITICA DE PRIVACIDADE

1.1. Ao se cadastrar no Aplicativo ou no Site, e utilizar o “QUALIFICA”, o USUÁRIO reconhece que está consentindo expressamente e livremente, com a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO informados no cadastro, na seleção do PLANO PAGO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA”, para as finalidades e de acordo com as condições previstas no presente instrumento.

1.2. O USUÁRIO reconhece que a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, é condição indispensável para a utilização do “QUALIFICA”, nos termos previstos no Artigo 9º, §3º, da Lei nº. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

2. ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

2.1. A MLEARN se reserva o direito de modificar, incluir e/ou alterar as condições da presente Política de Privacidade, a qualquer tempo, a seu exclusivo critério e independente de aviso prévio do USUÁRIO, sendo que tais alterações passarão a vigorar imediatamente após a publicação das alterações no Aplicativo ou no Site.

2.2. A MLEARN recomenda que o USUÁRIO releia regularmente a Política de Privacidade, para verificar as últimas atualizações. Caso o USUÁRIO não concorde com qualquer modificação, inclusão ou alteração na Política de Privacidade, o USUÁRIO deverá cessar o uso do “QUALIFICA”.

3. DADOS E INFORMAÇÕES COLETADOS

3.1. No ato do cadastro o USUÁRIO fornece os seguintes dados pessoais a MLEARN: (i) nome completo; (ii)conta de e-mail; (iii)número de celular.

3.2. Caso o USUÁRIO selecione um PLANO PAGO, o USUÁRIO fornece a MLEARN na Página de Seleção do Plano Pago os seguintes dados: (i) nome completo; (ii) número de CPF; (iii)número de celular; (iv)endereço completo; (v) dados do cartão de crédito.

3.3. No decorrer da utilização do “QUALIFICA” o USUÁRIO poderá, a seu exclusivo critério, fornecer os seguintes dados a MLEARN: (i) classificações e opiniões emitidas sobre os cursos, conteúdos e demais funcionalidades disponíveis no “QUALIFICA”; (ii) definições de preferências e configurações no seu cadastro.

3.4. No decorrer da utilização do QUALIFICA, a MLEARN coleta automaticamente as seguintes informações relacionadas ao uso do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO: (i) atividades realizadas pelo USUÁRIO no “QUALIFICA”, como como inscrições em cursos, lições finalizadas, certificados recebidos e funcionalidades utilizadas; (ii) IDs ou outros identificadores únicos de aparelhos, características de aparelhos e software, informações sobre a conexão, estatísticas sobre visualizações de página, URLs de origem, endereço de IP (pode nos indicar sua localização geográfica geral), navegador e dados padrão de logs de servidores da Internet; (iii) informações coletadas pelo uso de cookies, pixels, web beacon, memória cachê dos servidores e outras tecnologias, incluindo dados de anúncios.

4. FINALIDADE

4.1. A MLEARN utilizará os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, para as seguintes finalidades, com as quais o USUÁRIO expressamente declara ter pleno conhecimento e concordância ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA”: (i)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (ii)para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (iii)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO; (iv)para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral; (v)para a proteção do crédito (incluindo medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais); (vi)para garantir o cumprimento dos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, incluindo o combate à fraude ou a prática de quaisquer ilícitos; (vii)para enviar ao CLIENTE qualquer comunicação prevista nos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, na Política de Privacidade, ou nos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO.

4.2. Ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA” o USUÁRIO expressa e livremente consente com a realização pela MLEARN da coleta e utilização das informações relacionadas nos itens 3.3 e 3.4 acima, para as seguintes finalidades: (i) para viabilizar a utilização do “QUALIFICA”; (ii) para atender a interesses legítimos da MLEARN;

(iii) para viabilizar a prestação do suporte remoto; (iv) para fins de produção de relatórios estatísticos de audiência dos cursos, conteúdos e funcionalidades do “QUALIFICA” utilizados; (v) para o planejamento comercial e de marketing do “QUALIFICA”; (vi) para melhorar a personalização dos cursos, conteúdos e funcionalidades disponibilizadas ao USUÁRIO através do “QUALIFICA” e melhorar a experiência do USUÁRIO.

5. COMPARTILHAMENTO COM TERCEIROS

5.1. A MLEARN não compartilhará, nem tampouco fornecerá a terceiros os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo nas hipóteses previstas a seguir: (i)para seus representantes, prepostos, empregados, gerentes ou procuradores, bem como para parceiros e terceiros que prestem serviços ou trabalhem em nome da MLEARN, incluindo previsão contratual de dever de manutenção da confidencialidade das informações por esses parceiros e terceiros; (ii)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (iii)para a disponibilização em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal disponibilização; (iv)para o exercício e defesa de quaisquer direitos da MLEARN, no âmbito de processos judiciais, administrativos ou arbitrais; (v)para o compartilhamento de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (vi)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, a Política de Privacidade, aos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, ou de medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais.

5.2. Caso o USUÁRIO esteja utilizando o “QUALIFICA” mediante contrato firmado por um PARCEIRO COMERCIAL, ou por TERCEIRO FACILITADOR, a MLEARN poderá compartilhar os dados do “USUÁRIO” e as informações coletadas em decorrência da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO ao respectivo PARCEIRO COMERCIAL ou ao respectivo TERCEIRO FACILITADOR.

6. DADOS COLETADOS ATRAVÉS DOS LINKS

6.1. O USUÁRIO reconhece que ao acessar os links disponíveis no “QUALIFICA” que remetem a websites, conteúdos ou recursos de terceiros, terceiros poderão coletar, utilizar, armazenar e compartilhar outros dados do USUÁRIO, os quais não são controlados pela MLEARN. Ciente disto, o USUÁRIO expressamente concorda que a MLEARN não se responsabilizará pelos dados coletados, utilizados, armazenados ou compartilhados por terceiros, nem tampouco pela política de privacidade dos mesmos. Ao acessar os links, recomendamos que o USUÁRIO leia a política de privacidade de cada website, conteúdo ou recurso acessado.

7. HOSPEDAGEM DOS DADOS E INFORMAÇÕES

7.1. Os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, poderão ser armazenadas em servidores de seu data center ou de terceiros contratados, a critério único e exclusivo da MLEARN.

8. SEGURANÇA

8.1. A MLEARN adota medidas de segurança administrativa, física e eletrônica para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, contra perda ou roubo, acesso não autorizado, divulgação, cópia ou uso indevido.

8.2. O USUÁRIO reconhece que apesar das medidas de segurança adotadas pela MLEARN para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, dada a própria natureza da transmissão de informações através da internet, não é possível garantir que as informações transmitidas por este meio sejam absolutamente invioláveis, não podendo a MLEARN garantir a segurança de qualquer informação transmitida pelo USUÁRIO a MLEARN por meio da internet.

8.3. O USUÁRIO reconhece ainda que nenhum equipamento, software, servidores de dados, servidores de aplicações ou data centers está imune a invasão ou ataque de “hackers” ou qualquer outro agente malicioso. Desta forma, a MLEARN não será responsável por qualquer dano, utilização ou divulgação de dados e informações do USUÁRIO, resultantes dos referidos ataques.

8.4. Os dados pessoais do USUÁRIO são protegidos por CREDENCIAIS DE ACESSO criadas pelo próprio USUÁRIO, o único responsável por manter a guarda e confidencialidade de suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”, além de ser o único responsável por qualquer atividade que ocorra com as suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”.

9. CONFIDENCIALIDADE

9.1. A MLEARN se compromete a manter a privacidade e confidencialidade sobre os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo se a utilização dos mesmos, for expressamente autorizada por força deste instrumento.

9.2. Sem prejuízo do disposto nos itens acima, a privacidade e confidencialidade deixam de ser obrigatórias, se comprovado documentalmente que as informações relacionadas aos dados pessoais do CLIENTE e demais informações coletadas: (i) Estavam no domínio público na data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago; (ii)Tornaram-se partes do domínio público depois da data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago”, por razões não atribuíveis à ação ou omissão das partes; (iii)Foram reveladas em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal revelação.

10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.