O número de usuários de internet no Brasil é de cerca de 70% da população, segundo dados do IBGE.

Atualmente, o país está em 4º lugar do mundo em número de usuários.

Apesar desses números serem muito bons, na prática isso significa que ainda há uma parcela alta de pessoas que ainda não dispõe de acesso a internet.

E também muitos problemas, como acesso de má qualidade e locais que simplesmente ainda não contam com internet.

Uma premissa básica dos empreendedores é ver oportunidade onde algumas pessoas só enxergam problemas.

É por isso que os negócios são criados.

Se você é uma dessas pessoas que enxergam as oportunidades, continue acompanhando esse texto.

Oportunidades Disfarçadas

Não é segredo que o Brasil precisa amadurecer muito o mercado de Provedores de Internet.

Grandes empresas dominam o mercado de telefonia e se beneficiam disso para entregar serviços de internet também.

Porém, essas grandes empresas possuem dificuldade em atender bem algumas localidades, seja por falta de interesse em melhorar o serviço, seja por não ver representantividade financeira da região.

Normalmente, são nessas fragilidades que os Pequenos Provedores de Internet podem atuar.

O problema que não é solucionado pelas grandes empresas, pode ser facilmente resolvido pelo Provedor de Internet local, que conhece bem a região.

Assim, é mais fácil para um Provedor de Internet menor se adequar e entregar um serviço com muito qualidade e melhor atendimento.

Como se Diferenciar

Mas, como sabemos, não basta entregar um serviço bom.

Qualidade e bom atendimento são itens obrigatórios na entrega de um serviço hoje em dia. Caso contrário, o cliente tem inúmeras alternativas.

Se esse é o seu único diferencial atualmente, você pode estar correndo sérios riscos.

Afinal, quando o consumidor não consegue enxergar claramente quais são os benefícios de ser seu cliente, tudo que ele consegue ver é preço.

E em uma concorrência por preços, grandes são as chances de um Pequeno Provedor de Internet perder para uma grande operadora.

Afinal, ela consegue dimensionar melhor seus custos e ainda suporta melhor os prejuízos.

O que para ela é apenas um problema temporário, para um Provedor de Internet menor, pode significar a falência.

E, isso é algo que queremos ajudar você a evitar.

Pense Diferente 

Para se destacar da concorrência e eliminar a guerra por preços, há inúmeras ações e estratégias que você pode pensar.

Por isso, antes de tomar uma decisão de baixar preços e entrar nesse universo difícil de competir, ou antes de pensar em ampliar sua equipe para oferecer um atendimento melhor, analise todas as suas opções.

O que seu público deseja?

Você já se questionou sobre isso? 

Nem sempre o que pensamos é realmente aquilo que o nosso consumidor está desejando no momento.

Mas, obter essa informação nem sempre é tão simples, pois pode acontecer de nem mesmo o seu cliente saber o que gostaria de receber como benefício.

Ao questioná-lo provavelmente ouvirá coisas como: “Internet mais barata”, ou “Mais velocidade".

E, como sabemos, esse não é um caminho mais eficiente.

Imagina uma pessoa que só acessa a internet para falar com amigos e estudar eventualmente. Uma velocidade maior pode não ter uma representação muito significativa para ela.

Como empreendedor é sua obrigação conhecer as melhores opções que o mercado disponibiliza e oferecer pacotes de serviços exclusivos aos seus assinantes.

Pensar diferente é sair um pouco da zona de conforto e buscar alternativas que estão fora do senso comum, mas que podem ser perfeitas para a sua estratégia de fidelização de clientes.

Os SVAs - Serviços de Valor Adicionado - são boas opções.

Vamos analisar suas possibilidades.

SVA como Solução

O SVA (Serviço de Valor Adicionado) já deve ser do seu conhecimento.

Como Provedor de Internet é obrigatório que forneça ao menos um serviço como esse aos seus assinantes.

O que ocorre com muitos pequenos provedores de internet é que, apesar de incluir o serviço, eles cometem dois erros:

  1. Não analisam o melhor para o seu perfil de cliente
  2. Não divulgam para o assinante o serviço adicional

Assim, é muito difícil que o cliente reconheça o valor do SVA junto com o seu produto.

Em uma pesquisa rápida, é fácil encontrar muitas pessoas que sequer sabem da existência disso.

Como corrigir isso então?

Primeiro, foque em um SVA que realmente forneça valor ao seu cliente.

Entre os SVAs existentes, você pode escolher entre vários modelos, como por exemplo:

  • Notícias por mensagens de texto
  • Mensagem de voz
  • Antivírus
  • Revistas
  • Conta de e-mails
  • Telefonia
  • Músicas
  • Toques telefônicos
  • Educação
  • Outros

Dentro do mercado que você atende, quais desses tipos poderiam trazer mais rentabilidade para você?

Pare de ver o SVA apenas como mais um serviço e comece a fornecê-lo estrategicamente, como um recurso valioso do seu Provedor de Internet.

Ao escolher um SVA tenha em mente o quanto você pode rentabilizar com ele também.

Assim, além de não baixar os preços dos seus serviços, também é possível cobrar mais por algo que tem valor para o seu cliente.

Por exemplo, com o QUALIFICA CURSOS, seu provedor de internet pode oferecer dois tipos de planos aos clientes:

  • Plano Básico: Essa modalidade você pode oferecer de forma gratuita junto com o pacote de serviços e o seu cliente terá acesso a uma ampla oferta de cursos de qualificação.
  • Plano Premium: Você pode estimular o upgrade do seu cliente para um plano maior, ou seja, para ele ter acesso a cursos mais específicos ou de maior graduação, como o MBA em Liderança para o Futuro, ele pode pagar um valor diferenciado de franquia.

É desta maneira que você vai alcançar mais resultados com o seu Provedor de Internet, sem ter que aumentar a equipe, sem ter que reduzir seus preços e garantindo sua margem de lucro.

Quer saber mais como o QUALIFICA CURSOS se adapta a sua estratégia de negócio? 

Preencha o formulário que entraremos em contato!

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A utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO está condicionada aos Termos e Condições de Uso Aplicáveis e a Política de Privacidade abaixo:

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4. FINALIDADE

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4.2. Ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA” o USUÁRIO expressa e livremente consente com a realização pela MLEARN da coleta e utilização das informações relacionadas nos itens 3.3 e 3.4 acima, para as seguintes finalidades: (i) para viabilizar a utilização do “QUALIFICA”; (ii) para atender a interesses legítimos da MLEARN;

(iii) para viabilizar a prestação do suporte remoto; (iv) para fins de produção de relatórios estatísticos de audiência dos cursos, conteúdos e funcionalidades do “QUALIFICA” utilizados; (v) para o planejamento comercial e de marketing do “QUALIFICA”; (vi) para melhorar a personalização dos cursos, conteúdos e funcionalidades disponibilizadas ao USUÁRIO através do “QUALIFICA” e melhorar a experiência do USUÁRIO.

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10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.