Você já ouviu falar sobre a história das vendas? Sabia que sua origem está nas trocas das mercadorias? A procedência das vendas caminha junto com a história da humanidade. O termo vendedor surgiu na Grécia antiga, já o comércio só começou a ser explorado durante a Idade Média, quando os camponeses partiam para as cidades com frutas, legumes, verduras, leite, entre outros produtos, e os comercializavam em feiras e de porta em porta. Todo esse mecanismo de oferecimento de produtos que era tido como ‘vendas’, na verdade se tratava de trocas, onde as pessoas pegavam produtos manufaturados e trocavam por outros. Já os grandes negócios eram realizados por caravanas que cruzavam a Europa em direção à Ásia, para comercializar artigos de luxo como seda, especiarias, além de pimenta-do-reino, cravo, canela, entre outros. Foi na revolução Industrial, durante o século 18 no Reino Unido, que surgiu o vendedor que conhecemos hoje, e anos mais tarde a profissão que se expandiu em todo o mundo. Naquela época, os vendedores eram verdadeiros viajantes. Isto porque, levavam as mercadorias e as vendiam em longos percursos. A chegada das estradas de ferro foi de extrema importância, pois ajudaram a levar as novidades das metrópoles para o mundo, tornando acessíveis os produtos desejados por quem não podia ir aos grandes centros. Já as grandes empresas deram início ao investimento de mão de obra dos vendedores, na época conhecida como pós-guerra. Neste período, os consumidores estavam mais exigentes e as vendas passaram a se fundamentar através da qualidade, satisfação do cliente e informações objetivas sobre o produto. Em outros termos, os consumidores passaram a ter poder de decisão. Esse novo cenário provocou uma competição entre os vendedores, e fez com que muitas empresas trocassem o nome do cargo de ‘vendedor’ para ‘consultor de negócio’. Atualmente, a profissão de vendedor se tornou parte essencial de uma empresa que deseja alavancar seus negócios. Este cargo vai muito além da simpatia, e precisa ser representado por um profissional que conheça profundamente sua mercadoria e respectivas vantagens. Além disso, deve saber negociar as condições de pagamento, prazos de entrega e a criar um relacionamento duradouro com o cliente.  Com a vinda da internet, surgiu um novo perfil de consumidor e consequentemente um novo vendedor. Neste artigo, vamos falar sobre a importância da venda e como a tecnologia tem sido sua grande aliada. Entre os principais temas que serão abordados estão:

  •         Como eram as primeiras formas de venda;
  •         Como a tecnologia revolucionou as formas de venda;
  •         Qual mudança ocorreu na área de vendas;
  •         Tecnologias e recursos atuais de venda.
Então, aproveite sua leitura!

Como eram as primeiras formas de venda

As primeiras formas de venda surgiram dos processos de trocas que eram feitos na antiguidade. E este conceito perdura até hoje, já que trocamos produtos e serviços por dinheiro. Não demorou muito e surgiram as primeiras moedas e os bancos. Em meados de 1700, o fornecimento nas pequenas cidades se dava por um tipo de estabelecimento comercial, denominado loja geral, local onde era possível encontrar desde alimentos e roupas, até implementos agrícolas. Já os produtos mais requintados só eram encontrados em determinados centros mais desenvolvidos. O crescimento das cidades e o surgimento de diferentes necessidades da população fez com que as indústrias se adaptassem e produzissem produtos mais específicos. Além disso, este novo ciclo foi marcado pelo surgimento de diferentes tipos de lojas e a possibilidade de o comércio exercer suas funções de equalização e distribuição dos bens de consumo. Em meados de 1940 foram feitas as implementações de experiências em autosserviço, com lojas mais modernas e mais especializadas. Até hoje essa modalidade é absorvida por muitos estabelecimentos varejistas, que mantém o atendimento de balcão em suas lojas. Apesar de o mundo contemporâneo já nos permitir comprar o que desejamos sem sair de casa, na antiguidade o comércio era bem diferente. Listamos aqui como eram feitas as principais formas de pagamento na antiguidade. Confira:

1) Princípio de trocas

Esta é considerada a primeira forma de comércio e era feita por pessoas de uma determinada comunidade. Na ocasião, cada família possuía uma determinada habilidade: pesca, agricultura, pecuária, entre outros. Como acabavam produzindo mais do que consumiam, para que os produtos não estragassem, muitos começavam a ofertá-los e daí apareceu a necessidade da troca. Esse sistema fez com que as famílias não sofressem com o desperdício e ainda obtivessem maior variedade de produtos cultivados ou criados por outros.  Com o tempo, foram surgindo comércios mais complexos que se estenderam fora das comunidades. Com isso, surgiram também problemas com a comunicação e a necessidade do alfabeto e dos números.

2) Moedas

Com a expansão do comércio surgiu também a necessidade de se determinar um valor específico para as coisas, ou seja, um modelo de referência para dinamizar as trocas. E assim, nasceu a moeda. Ela passou a ser utilizada como pagamento por um determinado produto e era feita de forma que fosse facilmente transportada, dividida e durável. A primeira moeda utilizada se chamava sal, e anos mais tarde surgiram outras definições como: salário, conchas, até surgir o ouro e o dinheiro. O objetivo do surgimento das moedas foi de tornar as negociações mais igualitárias.

Qual mudança ocorreu na área de vendas?

O surgimento da tecnologia mudou a realidade das vendas e a tornou umas das áreas mais impactadas diante do seu avanço. E o uso crescente de ferramentas tecnológicas no mercado de vendas é reflexo de um novo modelo de comportamento social. Afinal, a tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia de todos. Para conseguir se conectar com esse público o mercado de vendas teve que se reinventar, modernizar todos os seus processos e torná-los acessíveis a smartphones, tablets, redes sociais, softwares, aplicativos, etc. Tais ferramentas são grandes aliadas na hora de impulsionar as vendas. Todos esses aspectos são fundamentais, já que revolucionaram a forma de se fazer negócios e a atuação do vendedor. Se antes o vendedor precisava ir de porta em porta, agora ele não precisa se deslocar para fazer o seu trabalho e comprovar que o produto ou serviço que oferece traz diversas vantagens. A tecnologia aliada a equipe de vendas, exige que os profissionais mudem a sua forma de fazer negócios. Incorporados, este novo modelo de negócios (tecnologia e vendas) oferece grandes benefícios, aprimora a performance empresarial e gera resultados muito positivos. Apesar disso, muitos profissionais não sabem como usar a tecnologia a seu favor e a maioria possui dificuldades de entender o que deve ser feito para utilizá-la de forma correta. Por isso, é muito importante que os empresários capacitem sua equipe de venda e demonstre que sua função vai além das habilidades interpessoais, e não é apenas dependente do tratamento off-line. Abaixo, listamos os quatro maiores impactos da tecnologia para a área de vendas:

1) Processos mais analíticos

Antes das ferramentas tecnológicas, o setor de vendas possuía por um caráter menos analítico do que hoje em dia. Antigamente a cold-calling era considerada a técnica mais eficiente. Além disso, a experiência do consumidor não era tida como prioridade. Com o avanço tecnológico, os processos de vendas se tornaram mais assertivos, organizados e com profissionais treinados através de ferramentas que possibilitam a mensuração de resultados, e também a análise de viabilidade de suas ações. Ou seja, atualmente, é possível ter uma precisão para verificar se as estratégias implementadas estão funcionando e redirecioná-las quando necessário.

2) Contato com o cliente em poucos cliques

As plataformas sociais se tornaram uma exigência para qualquer profissional de vendas que deseja manter uma comunicação assertiva com seu cliente. O contato online é denominado Social Selling. Os vendedores que fazem bom uso desta ferramenta possuem uma maior capacidade de construir um contato muito mais sofisticado e efetivo com cliente, já que este meio permite coletar previamente informações sobre este indivíduo específico, compreendendo suas necessidades. Não importa se o cliente está a poucos metros, ou do outro lado do mundo, apenas alguns cliques são suficientes para prospectá-lo.

3) Análises efetivas em relação ao comportamento do consumidor

As motivações de compra dos consumidores são informações essenciais para os profissionais de venda identificarem se os produtos e serviços que estão sendo oferecidos são de fato relevantes. Para isso, é preciso que haja uma análise sobre o comportamento dos consumidores, que muitas vezes é feito através da utilização do Big Data. Com esta ferramenta, é possível direcionar a oferta e destacar seus benefícios de acordo com a expectativa de cada cliente. Analisar o sentimento do consumidor em relação ao produto vem deixando de ser um diferencial para se tornar uma necessidade, no que diz respeito a manutenção da competitividade e engajamento do público.

4) Vendas mais integradas dentro da empresa

A integração da tecnologia com a equipe de vendas deve ser uma das principais metas das empresas. Esta prática pode trazer melhorias em diversos domínios, como redução de custos e gastos, profissionais mais motivados e o mais importante, a construção de uma imagem sólida e confiável, que esses profissionais passam a disponibilizar aos clientes, além de facilitar o processo de vendas e aumentar o engajamento do público com a marca.

Como a tecnologia revolucionou as formas de venda?

Com um mundo cada vez mais digital e conectado, é evidente que as tecnologias se tornaram essenciais em diversos aspectos do ser humano, seja social, profissional e até mesmo cultural. Diante desse cenário, cada vez mais empresas também têm buscado ferramentas tecnológicas que falem diretamente com este público, seja para obter vantagens competitivas e se destacarem entre as demais. Entre os benefícios das inovações tecnológicas estão: Oferecer um alto valor agregado para os clientes, o surgimento de novas formas de comunicação, e também a expansão dos negócios. A tecnologia mudou não só a relação entre as pessoas, como alterou também as formas de consumo. Esse novo cenário aliado às ferramentas digitais, criaram novas formas de compras e fizeram da internet, por conter um leque de informações, um dos principais instrumentos de pesquisa antes de um consumidor adquirir algo. Tudo isso fez com que novas informações estivessem disponíveis e também aumentassem o nível de exigência dos consumidores, criando assim, um desafio para as empresas, que a partir de agora precisam se reinventar para oferecer melhores experiências a seus clientes a fim de aumentar as vendas e fidelizar seus clientes. Falaremos hoje sobre a melhor forma de montar suas apresentações. Entre os principais avanços tecnológicos, que revolucionaram a gestão de vendas, podemos citar os quatro abaixo:
  • Aplicativos
Existem diversos no mercado que são responsáveis por impulsionar as vendas. Esses recursos são responsáveis por oferecer comodidade e praticidade aos usuários, além de facilitar a comunicação entre a empresa, os vendedores e os clientes. Seu grande diferencial, tratando-se de vendas, é permitir o acompanhamento em tempo real das vendas efetivadas. E seu maior benefício é permitir uma melhor integração entre os próprios meios de comunicação.
  • ERPs
Estes são os sistemas automatizados de gestão que permitem integração com diferentes aplicativos, e favorecem o fluxo de informações entre os setores de uma empresa. Eles são responsáveis também por gerarem um panorama detalhado do processo de venda, além da mensuração de resultados, através de indicadores, elaboração de gráficos e relatórios que ajudam a traçar táticas mais competentes.
  • O comércio e o pagamento eletrônico
Se antigamente era preciso se deslocar até as lojas para efetuar as compras, atualmente, há lojas que só existem eletronicamente. Outro dado importante é que a maior parte das compras online são feitas por jovens através de smartphones ou computadores. A chegada do e-commerce fez surgir o pagamento digital, efetuado através de recursos como internet banking e empresas mediadoras, como o Paypal. Outro surgimento significativo foi o bitcoin, uma nova forma de moeda digital, criada dentro de um sistema econômico alternativo.
  • Big Data
Já o Big Data é reconhecido por impulsionar as vendas através da análise de um grande volume de dados. Ele permite que as empresas conheçam as preferências dos clientes e as tendências do mercado. Sendo assim, são essenciais para a elaboração de campanhas de marketing mais assertivas, para um atendimento efetivo e para a inovação do negócio. Entre suas principais fontes de consultas estão: redes sociais e blogs.

Qual mudança ocorreu na área de vendas

A tecnologia vêm impactando e mudando o comportamento das pessoas de forma bastante significativa. Essa mudança de comportamento tem afetado, principalmente, o varejo físico que tem investido em soluções modernas e ao alcance do consumidor.   As transformações que estão surgindo no mercado de vendas, fazem parte de uma mudança que os próprios profissionais desse segmento passaram a identificar e a trabalhar, com o intuito de oferecer satisfação aos clientes de forma diferenciada. De acordo com eles, o ato de comprar precisa ser igualmente satisfatório para que o cliente se sinta encantado, de maneira que esse sentimento positivo favoreça o relacionamento. Para o novo profissional de venda, o consumidor tem cada vez mais assumido o papel de um influenciador, em relação às suas experiências com produtos e serviços. E essa tendência tem sido umas das grandes mudanças para esta área que para conquistar um público cada vez mais exigente, começou a adotar novas tecnologias.  Confira abaixo os benefícios da tecnologia alinhada à gestão de vendas:
  •         Maior Interação com o cliente;
  •         Maior acompanhamento de desempenho;
  •         Marketing orientado por dados mais efetivo;
  •         Maior análise de competitividade e inteligência de mercado;
  •         Gestão de tempo mais assertiva;
  •         Aumento da mobilidade.

Conclusão – saiba quais as tecnologias e recursos mais atuais de venda

Mesmo diante da instabilidade econômica e da política do país, as projeções para as vendas neste ano são otimistas, já que muitos empresários apostam na continuidade do crescimento. Mas para potencializar os resultados, as empresas têm buscado investir em tendências tecnológicas que visam a integração dos canais físicos e online, já que este tem se destacado como um canal essencial para o consumidor. Atualmente, existem diversos recursos tecnológicos disponíveis no mercado, que buscam alavancar as vendas das empresas. Entre eles, destacamos os mais relevantes para que vocês coloquem em prática nos seus negócios. São eles:
  • Software de gestão integrada
Responsável por mapear o movimento do dia a dia e realizar análises automáticas de sazonalidade e ausência de vendas de determinados produtos. Com esta tecnologia é possível realizar promoções para aumentar as vendas dos produtos sem giro.
  • O software de CRM
Este mecanismo de Gestão do Relacionamento com o Cliente permite mapear os hábitos e as preferências de compras dos consumidores, estas informações podem ser utilizadas para garantir a satisfação e fidelização dos clientes.
  • E-commerce
Aderir às vendas à distância, implantando uma loja online, ajuda a aumentar as vendas para os clientes que não têm muito tempo para irem às lojas físicas. Crie uma página responsiva que possa ser acessada a partir de computadores, smartphones e tablets.
  • Redes sociais
Criar uma fan page, uma conta no Instagram, ou até mesmo no Twitter, faz com que os profissionais de vendas possam se relacionar melhor com seus clientes. Esses recursos tecnológicos tornam a gestão do seu negócio muito mais profissional e bem-sucedida.

Compartilhe:

A utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO está condicionada aos Termos e Condições de Uso Aplicáveis e a Política de Privacidade abaixo:

1. ACEITE A POLITICA DE PRIVACIDADE

1.1. Ao se cadastrar no Aplicativo ou no Site, e utilizar o “QUALIFICA”, o USUÁRIO reconhece que está consentindo expressamente e livremente, com a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO informados no cadastro, na seleção do PLANO PAGO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA”, para as finalidades e de acordo com as condições previstas no presente instrumento.

1.2. O USUÁRIO reconhece que a coleta, armazenamento e utilização dos dados pessoais do USUÁRIO e das demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, é condição indispensável para a utilização do “QUALIFICA”, nos termos previstos no Artigo 9º, §3º, da Lei nº. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

2. ALTERAÇÃO DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

2.1. A MLEARN se reserva o direito de modificar, incluir e/ou alterar as condições da presente Política de Privacidade, a qualquer tempo, a seu exclusivo critério e independente de aviso prévio do USUÁRIO, sendo que tais alterações passarão a vigorar imediatamente após a publicação das alterações no Aplicativo ou no Site.

2.2. A MLEARN recomenda que o USUÁRIO releia regularmente a Política de Privacidade, para verificar as últimas atualizações. Caso o USUÁRIO não concorde com qualquer modificação, inclusão ou alteração na Política de Privacidade, o USUÁRIO deverá cessar o uso do “QUALIFICA”.

3. DADOS E INFORMAÇÕES COLETADOS

3.1. No ato do cadastro o USUÁRIO fornece os seguintes dados pessoais a MLEARN: (i) nome completo; (ii)conta de e-mail; (iii)número de celular.

3.2. Caso o USUÁRIO selecione um PLANO PAGO, o USUÁRIO fornece a MLEARN na Página de Seleção do Plano Pago os seguintes dados: (i) nome completo; (ii) número de CPF; (iii)número de celular; (iv)endereço completo; (v) dados do cartão de crédito.

3.3. No decorrer da utilização do “QUALIFICA” o USUÁRIO poderá, a seu exclusivo critério, fornecer os seguintes dados a MLEARN: (i) classificações e opiniões emitidas sobre os cursos, conteúdos e demais funcionalidades disponíveis no “QUALIFICA”; (ii) definições de preferências e configurações no seu cadastro.

3.4. No decorrer da utilização do QUALIFICA, a MLEARN coleta automaticamente as seguintes informações relacionadas ao uso do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO: (i) atividades realizadas pelo USUÁRIO no “QUALIFICA”, como como inscrições em cursos, lições finalizadas, certificados recebidos e funcionalidades utilizadas; (ii) IDs ou outros identificadores únicos de aparelhos, características de aparelhos e software, informações sobre a conexão, estatísticas sobre visualizações de página, URLs de origem, endereço de IP (pode nos indicar sua localização geográfica geral), navegador e dados padrão de logs de servidores da Internet; (iii) informações coletadas pelo uso de cookies, pixels, web beacon, memória cachê dos servidores e outras tecnologias, incluindo dados de anúncios.

4. FINALIDADE

4.1. A MLEARN utilizará os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, para as seguintes finalidades, com as quais o USUÁRIO expressamente declara ter pleno conhecimento e concordância ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA”: (i)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (ii)para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (iii)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO; (iv)para o exercício regular de direitos em processo judicial, administrativo ou arbitral; (v)para a proteção do crédito (incluindo medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais); (vi)para garantir o cumprimento dos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, da Política de Privacidade, e dos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, incluindo o combate à fraude ou a prática de quaisquer ilícitos; (vii)para enviar ao CLIENTE qualquer comunicação prevista nos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, na Política de Privacidade, ou nos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO.

4.2. Ao realizar o cadastro no Aplicativo ou no Site e utilizar o “QUALIFICA” o USUÁRIO expressa e livremente consente com a realização pela MLEARN da coleta e utilização das informações relacionadas nos itens 3.3 e 3.4 acima, para as seguintes finalidades: (i) para viabilizar a utilização do “QUALIFICA”; (ii) para atender a interesses legítimos da MLEARN;

(iii) para viabilizar a prestação do suporte remoto; (iv) para fins de produção de relatórios estatísticos de audiência dos cursos, conteúdos e funcionalidades do “QUALIFICA” utilizados; (v) para o planejamento comercial e de marketing do “QUALIFICA”; (vi) para melhorar a personalização dos cursos, conteúdos e funcionalidades disponibilizadas ao USUÁRIO através do “QUALIFICA” e melhorar a experiência do USUÁRIO.

5. COMPARTILHAMENTO COM TERCEIROS

5.1. A MLEARN não compartilhará, nem tampouco fornecerá a terceiros os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo nas hipóteses previstas a seguir: (i)para seus representantes, prepostos, empregados, gerentes ou procuradores, bem como para parceiros e terceiros que prestem serviços ou trabalhem em nome da MLEARN, incluindo previsão contratual de dever de manutenção da confidencialidade das informações por esses parceiros e terceiros; (ii)para cumprimento de obrigação legal ou regulatória; (iii)para a disponibilização em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal disponibilização; (iv)para o exercício e defesa de quaisquer direitos da MLEARN, no âmbito de processos judiciais, administrativos ou arbitrais; (v)para o compartilhamento de dados necessários à execução de políticas públicas previstas em leis, decretos e regulamentos de qualquer órgão público; (vi)para o fiel cumprimento ou execução de quaisquer direitos ou deveres inerentes aos Termos e Condições de Uso do “QUALIFICA”, a Política de Privacidade, aos Termos e Condições de Uso aplicáveis ao PLANO PAGO selecionado pelo USUÁRIO, ou de medidas de cobrança judiciais ou extrajudiciais.

5.2. Caso o USUÁRIO esteja utilizando o “QUALIFICA” mediante contrato firmado por um PARCEIRO COMERCIAL, ou por TERCEIRO FACILITADOR, a MLEARN poderá compartilhar os dados do “USUÁRIO” e as informações coletadas em decorrência da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO ao respectivo PARCEIRO COMERCIAL ou ao respectivo TERCEIRO FACILITADOR.

6. DADOS COLETADOS ATRAVÉS DOS LINKS

6.1. O USUÁRIO reconhece que ao acessar os links disponíveis no “QUALIFICA” que remetem a websites, conteúdos ou recursos de terceiros, terceiros poderão coletar, utilizar, armazenar e compartilhar outros dados do USUÁRIO, os quais não são controlados pela MLEARN. Ciente disto, o USUÁRIO expressamente concorda que a MLEARN não se responsabilizará pelos dados coletados, utilizados, armazenados ou compartilhados por terceiros, nem tampouco pela política de privacidade dos mesmos. Ao acessar os links, recomendamos que o USUÁRIO leia a política de privacidade de cada website, conteúdo ou recurso acessado.

7. HOSPEDAGEM DOS DADOS E INFORMAÇÕES

7.1. Os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, poderão ser armazenadas em servidores de seu data center ou de terceiros contratados, a critério único e exclusivo da MLEARN.

8. SEGURANÇA

8.1. A MLEARN adota medidas de segurança administrativa, física e eletrônica para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, contra perda ou roubo, acesso não autorizado, divulgação, cópia ou uso indevido.

8.2. O USUÁRIO reconhece que apesar das medidas de segurança adotadas pela MLEARN para proteger os dados pessoais e demais informações coletadas no decorrer da utilização do “QUALIFICA” pelo USUÁRIO, dada a própria natureza da transmissão de informações através da internet, não é possível garantir que as informações transmitidas por este meio sejam absolutamente invioláveis, não podendo a MLEARN garantir a segurança de qualquer informação transmitida pelo USUÁRIO a MLEARN por meio da internet.

8.3. O USUÁRIO reconhece ainda que nenhum equipamento, software, servidores de dados, servidores de aplicações ou data centers está imune a invasão ou ataque de “hackers” ou qualquer outro agente malicioso. Desta forma, a MLEARN não será responsável por qualquer dano, utilização ou divulgação de dados e informações do USUÁRIO, resultantes dos referidos ataques.

8.4. Os dados pessoais do USUÁRIO são protegidos por CREDENCIAIS DE ACESSO criadas pelo próprio USUÁRIO, o único responsável por manter a guarda e confidencialidade de suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”, além de ser o único responsável por qualquer atividade que ocorra com as suas CREDENCIAIS DE ACESSO ao “QUALIFICA”.

9. CONFIDENCIALIDADE

9.1. A MLEARN se compromete a manter a privacidade e confidencialidade sobre os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas pela MLEARN, salvo se a utilização dos mesmos, for expressamente autorizada por força deste instrumento.

9.2. Sem prejuízo do disposto nos itens acima, a privacidade e confidencialidade deixam de ser obrigatórias, se comprovado documentalmente que as informações relacionadas aos dados pessoais do CLIENTE e demais informações coletadas: (i) Estavam no domínio público na data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago; (ii)Tornaram-se partes do domínio público depois da data do cadastro do USUÁRIO no Aplicativo ou Site e/ou da seleção do PLANO PAGO na Página de Seleção do Plano Pago”, por razões não atribuíveis à ação ou omissão das partes; (iii)Foram reveladas em razão de qualquer ordem, decreto, despacho, decisão ou regra emitida por qualquer órgão judicial, legislativo ou executivo que imponha tal revelação.

10. PRAZO DE MANUTENÇÃO

10.1. A MLEARN manterá os dados pessoais do USUÁRIO e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento, pelo prazo de 365 dias, após o cancelamento do cadastro do USUÁRIO no “QUALIFICA”, independente do motivo do cancelamento do cadastro. Podendo este prazo ser ampliado, em caso de autorização, alteração ou determinação por algum regulamento, decreto ou legislação aplicável.

11. DIREITOS DO USUÁRIO

10.1. Fica assegurado ao USUÁRIO, a qualquer momento, solicitar perante a MLEARN: (i) acesso aos dados pessoais e demais informações coletadas nos termos do presente instrumento; (ii) correção de seus dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados;

(iii) a eliminação dos seus dados pessoais dos servidores da MLEARN, ressalvado as hipóteses em que a MLEARN for obrigada a manter os dados do USUÁRIO por força de previsão contratual, legal ou regulatória.

12. CONTATO

11.1. O USUÁRIO poderá contatar a MLEARN por meio do e-mail contato.qualifica@mlearn.com.br, caso deseje obter informações sobre os dados do USUÁRIO coletados, caso deseje atualizar, alterar ou apagar seus dados pessoais, ou ainda, caso tenha qualquer dúvida em relação a esta Política de Privacidade, ou caso, queira relatar qualquer violação ao presente instrumento.

13. DISPONIBILIZAÇÃO

13.1. A presente Política de Privacidade foi redigida e disponibilizada em 19 de junho de 2020.